A Universidade Portucalense (UPT) vai ser o epicentro de um encontro internacional, onde 25 docentes provenientes de universidades das Filipinas, Vietname, Áustria e Espanha se vão reunir para uma nova fase do projeto internacional ECOViP, que tem como objetivo central debater os princípios e oportunidades do ecoturismo, em encontros com profissionais e especialistas.
Os docentes, que representam instituições do Vietname (Universidade de Nha Trangf, Universidade de Can Tho e Universidade de Ciências de Thai Nguyen), das Filipinas (Lyceum das Filipinas, Universidade Politécnica das Filipinas e Universidade de San Carlos), de Espanha (Universidade de Alicante) e da Áustria (FH Joanneum), estarão envolvidos em debates, partilha de experiências e networking com profissionais do turismo. Adicionalmente, está prevista uma visita aos principais locais de ecoturismo de Portugal, como o BioRia em Estarreja, projecto pioneiro de conservação da natureza e biodiversidade da Câmara Municipal de Estarreja e o Ecomuseu Marinha da Troncalhada em Aveiro.
O projeto internacional ECOViP “Fomentar a Inovação e o Empreendedorismo no Ecoturismo para apoiar o Desenvolvimento Sustentável no Vietname e nas Filipinas” procura estimular oportunidades de inovação e investimento no desenvolvimento sustentável do turismo no Vietname e nas Filipinas, através do apoio dos países parceiros Portugal, Espanha e Áustria.
“Este consórcio de universidades, do qual a Universidade Portucalense faz parte, está alinhado com as prioridades do programa Erasmus CBHE e, com o projeto ECOViP, continuaremos dedicados a melhorar a qualidade do ensino superior e a aumentar a sua relevância para o mercado de trabalho, bem como a promover a fundamental cooperação entre instituições”, destaca Makhabbat Ramazanova, coordenadora do projeto ECOVIP da UPT.
Até à data, o projeto já realizou com sucesso duas formações online e um workshop presencial na Universidade de Alicante. Paralelamente, está a ser desenvolvido um curso online para estudantes de “Introdução ao Empreendedorismo”, que deverá ser lançado em março deste ano. A estrutura final e o conteúdo deste curso serão aprovados durante a reunião de gestão de projeto na Universidade Portucalense, que lidera o pacote de trabalho “Desenvolvimento de capacidades” que visa introduzir estratégias de ensino inovadoras e interdisciplinares para o empreendedorismo no setor do turismo, com foco na perspetiva de desenvolvimento sustentável.