Lisboa é a cidade preferida dos britânicos, alemães, italianos e holandeses, Porto é a mais pretendida pelos franceses e espanhóis
O regresso à normalidade é total e a retoma do turismo estrangeiro em Portugal é mais do que um facto e isso pôde comprovar o potente motor de procura de voos e hotéis da www.jetcost.pt a escolha de voos por parte dos europeus aumentaram em 20%, enquanto a dos hotéis aumentou 30% face à Páscoa de 2019, o ano anterior à pandemia. Além disso, os usuários, gastam 25% mais de tempo na procura de diferentes soluções, orçamentos e datas alternativas, o que é um indicador de que existe um interesse mais real e uma decidida intenção de viajar e encontrar uma boa oferta.
E uma boa parte dos europeus que decidiram viajar durante a Páscoa de 2023 vão fazê-lo em Portugal, o nosso ótimo clima, a riqueza cultural, os costumes e as festas religiosas, além da nossa requintada gastronomia, os bons hotéis e infraestruturas, tudo em conjunto contribui para que sejamos o terceiro país mais procurado na Jetcost para passar estas férias, depois da Espanha e da Itália.
Jetcost.pt analisa regularmente as procuras feitas através do seu site e assim pode conseguir dados muito fiáveis, pois trata-se de procuras reais e não de sondagens. Os dados que analisam os resultados das procuras de voos durante a Páscoa de 2023 indicam que uma grande maioria optou por Lisboa, que se converte na cidade mais procurada pelos viajantes britânicos, alemães, italianos e holandeses e a segunda pelos espanhóis e Franceses.
Outro destino português que combina a atração por uma grande cidade, com a sua riqueza cultural e reconhecida gastronomia de renome, é o Porto, que é a cidade mais procurada pelos viajantes espanhóis e franceses, a segunda pelos alemães, holandeses e italianos e a terceira pelos britânicos.
Quanto às ilhas, a da Madeira parece ser a preferida dos turistas europeus já que é terceira a ser escolhida pelos italianos, e em quarto lugar pelos espanhóis, franceses, ingleses, alemães e holandeses. A outra grande ilha do arquipélago, a do Porto Santo, ocupa o sexto lugar nas preferências dos turistas franceses, alemães, holandeses e italianos e o oitavo na dos espanhóis e britânicos.
Por outro lado, nas Ilhas dos Açores, a ilha de São Miguel ocupa o cuarto lugar em termos de preferência dos italianos e o quinto dos espanhóis, franceses, ingleses, alemães e holandeses, seguida da Terceira, escolhida na sexta posição por espanhóis e britânicos, e em sétimo pelos franceses, holandeses e italianos, e em oitava pelos alemães . A Ilha do Pico é a sétima mais demandada por alemães, la oitava por italianos e holandeses, a nona pelos franceses e a décima pelos britânicos. A ilha do Faial também está muito bem posicionada pois é o oitavo destino mais procurado pelos franceses e o nono pelos espanhóis, ingleses, italianos e holandeses e a décima pelos alemães. Por outro lado, a Ilha de Santa Maria é o décimo destino favorito dos italianos.
Finalmente a ilha das Flores, é a escolhida em sétimo lugar para passar uns dias pelos espanhóis, em nona pelos alemães, e em décimo pelos franceses, e holandeses. A ilha de São Jorge está entre as preferências dos espanhóis e franceses e a ilha do Corvo na dos britânicos. As águas transparentes das Ilhas dos Açores, a sua vegetação densa e as paisagens vulcânicas é a escolhida em sétimo lugar pelos britânicos.
Outro destino de sol e praia muito procurado pelos europeus é Faro, que se tornou no segundo mais procurado pelos viajantes britânicos, no terceiro pelos espanhóis, franceses, alemães e holandeses e no quinto pelos italianos.