Entre 57 nações de cinco regiões do mundo, Portugal ocupa os primeiros lugares da hierarquia, onde as mulheres estão na chefia de empresas privadas. O País também surge no 10º lugar quanto ao número de proprietárias de negócios (28,7 por cento do total de empresários). Nas pequenas empresas, as mulheres ocupam um terço das funções de gestão, mas apenas 6 por cento estão em cargos de direção, conforme dados de um estudo da Informa.
Para ajudar na construção de uma sociedade mais igualitária, em que mais mulheres chegam a altos patamares no mundo profissional surgiu a Women Presidents Organization (WPO). Esta é uma organização sem fins lucrativos dirigida a mulheres Presidentes, CEO’s e Diretoras-Gerais que possuem empresas que geram negócios de mais de um milhão e meio de euros.
A WPO foi fundada em 1997, nos Estados Unidos, e os seus encontros são organizados para que os negócios e as experiências possam ser partilhados e discutidos.
Estes eventos acontecem num ambiente de confidencialidade, em que se pretende reforçar o espírito de união entre as mulheres, baseada na empatia e no companheirismo. O objetivo desta organização é incentivar a capacitação profissional, a criação de empregos, a ativação da economia, o desenvolvimento das empresas e da comunidade, além de promover o equilíbrio entre a vida laboral e pessoal.