<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

Prestação da casa desce 4 euros para créditos com Euribor a 3 e 6 meses

A prestação da casa paga ao banco vai voltar a reduzir-se em março para os contratos indexados à Euribor a três e seis meses mas apenas em cerca de quatro euros, segundo a simulação da Deco/Dinheiro&Direitos.

Este é o segundo mês em que há redução destas prestações, depois de quase dois anos a subirem, e deve-se à ligeira queda das taxas Euribor que as põe a valores inferiores aos da última revisão dos contratos. Contudo, a redução é pequena face à forte subida das prestações desde 2022, que levou muitos créditos à habitação a subirem significativamente (sobretudo os mais recentes e de valor mais elevado), deixando famílias em dificuldades.

Um cliente com um empréstimo no valor de 150 mil euros, a 30 anos, indexado à Euribor a seis meses e com um ‘spread’ (margem de lucro do banco) de 1%, vai pagar a partir de março 796,18 euros, o que significa menos 3,93 euros do que paga desde setembro.

Já no que diz respeito aos empréstimos indexados à Euribor a três meses, a prestação da casa – para as mesmas condições – desce para 798,19 euros, menos 4,48 euros mensais face à última revisão, em dezembro.

No caso dos contratos indexados à Euribor a 12 meses revistos em março ainda há um aumento da prestação uma vez que este mês a média da taxa Euribor a 12 meses ainda foi mais alta do que em fevereiro de 2023.

Um cliente com um empréstimo no valor de 150 mil euros, a 30 anos, indexado à Euribor a 12 meses e com um ‘spread’ (margem de lucro do banco) de 1%, vai pagar a partir de março 775,34 euros, mais 12,28 euros face ao que pagava desde março de 2023.

Estas simulações foram calculadas tendo em conta as médias da Euribor no mês de fevereiro, tendo sido a seis meses de 3,901%, a três meses de 3,923% e a 12 meses de 3,671%.

A evolução das taxas de juro Euribor está intimamente ligada às subidas ou descidas das taxas de juro diretoras Banco Central Europeu (BCE).

As Euribor tiveram uma forte descida em dezembro, depois de o BCE ter decidido deixar as taxas inalteradas em outubro e dezembro e de então se prever um corte a mais curto prazo. Já nos inícios de 2024 a descida tem sido menos expressiva pois o mercado espera agora que o corte de juros pelo BCE não seja tão rápido quanto se previa.

A média da Euribor considerada para efeitos de revisão de um empréstimo de taxa variável é a do mês anterior ao da assinatura do contrato de crédito.

IM // MSF

Lusa/fim

Mais Recentes

Lençóis colados ao corpo e cansaço podem arruinar qualquer plano mais escaldante: saiba como ter bom sexo numa onda de calor

há 12 horas

Síndrome da Bexiga Hiperativa: associações portuguesas apresentam um novo recurso para empoderar pessoas com esta condição

há 15 horas

Especialista explica: «O que são e como lidar com os ataques de pânico»

há 15 horas

Estas cidades cobram as taxas turísticas mais elevadas na Europa (e Portugal, em que situação se encontra?)

há 16 horas

Ficção científica ou realidade? Empresa congela corpos para serem ressuscitados no futuro

há 16 horas

Opinião: «Tratamentos corporais que ajudam a um emagrecimento saudável», Sofia Carvalho, cirurgiã Plástica e Estética

há 16 horas

Princesa de Gales cancela presença nas corridas de Ascot: o motivo poderá ser preocupante

há 17 horas

Estudo revela quão rapidamente a humanidade se extinguiria se deixássemos de ter filhos

há 17 horas

Colosso de Elon Musk gera polémica: supercomputador alimentado por turbinas a gás acusado de ameaçar a saúde pública

há 17 horas

Astronautas revelam o lado “nojento” do espaço: e tem tudo a ver com o cheiro

há 17 horas

Assento 11A: o lugar que desafiou a morte no acidente da Air India

há 18 horas

DUCO Awards 2025 revela os 10 hotéis mais encantadores de Itália

há 18 horas

Cientistas descobrem “falha” perturbadora no cérebro que faz milhões de pessoas sentirem-se como alienígenas

há 18 horas

Homem revela mudanças físicas drásticas após adotar dieta de uma refeição por dia: especialistas alertam para os riscos

há 19 horas

Suplementos em cápsulas softgel: estaremos perante um perigo invisível e bastante tóxico? Tudo o que deve saber

há 19 horas

Portugueses reforçam aposta na segunda mão: saiba o que mais se comprou e vendeu neste primeiro semestre

há 19 horas

Está a preparar-se para a época dos festivais e tem dúvidas sobre que maquilhagem levar? Temos a solução com as melhores dicas

há 20 horas

O segredo foi desvendado: Santa traz novidades à mesa

há 20 horas

Dia Internacional do Sushi: portugueses lideram no valor médio por pedido e preferem sushi ao jantar

há 20 horas

A Dinamarca chega ao Montijo: descobrimos quando e queremos partilhar consigo

há 20 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.