<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

Previna a perda óssea comendo ameixas secas

16 Julho 2024
Sandra M. Pinto

Descubra já a razão.

De acordo com dois estudos da Universidade Estadual da Pensilvânia, nos Estados Unidos, o consumo diário de ameixas secas pode ajudar a prevenir a perda óssea, especialmente no quadril e tíbia, e preservar a força óssea em mulheres na pós-menopausa,

O primeiro estudo explorou a relação entre as células circulantes que libertam substâncias para reduzir a inflamação, conhecidas como mediadores inflamatórios, e várias medidas de saúde óssea, incluindo densidade, geometria e força óssea.

Os investigadores verificaram a relação entre biomarcadores de inflamação e osso em mulheres na pós-menopausa o que ajudou a estabelecer uma linha de base antes de uma intervenção dietética com ameixas secas.

As descobertas indicaram que níveis mais altos de marcadores inflamatórios foram associados a escores ósseos trabeculares mais baixos na coluna lombar entre os participantes do estudo – e quanto mais inflamação, pior a saúde óssea.

O segundo estudo envolveu um grupo controle que não comeu ameixas secas, um que consumiu 0 gramas (cinco a seis ameixas secas) por dia, outro que consumiu 100 gramas (10 a 12 ameixas secas) por dia e um grupo agrupado, que representou o grupo combinado de mulheres que comiam de cinco a seis ou 10 a 12 ameixas por dia.

Os resultados mostraram que comer ameixas secas preserva a densidade mineral óssea volumétrica e a força nos locais tibiais de sustentação de peso que são predominantemente locais corticais.