<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

Quando for ao supermercado fuja dele: «evite-o e tenha uma vida longa e saudável», alertam especialistas 

12 Maio 2025
Forever Young

Está cientificamente demonstrado que faz as células envelhecerem mais depressa.

Podemos controlar o envelhecimento com saúde se tivermos uma dieta saudável e hábitos de vida saudáveis. Geriatras partilham um produto específico que se deve evitar consumir por ser prejudicial para a saúde.

Embora cada indivíduo seja diferente, os geriatras concordam que ter uma dieta rica em nutrientes e equilibrada contribui muito para um envelhecimento saudável.

“A dieta desempenha um papel fundamental no envelhecimento saudável. Os nutrientes que consumimos podem ajudar a manter vários aspetos da nossa saúde à medida que envelhecemos”, disse Lakelyn Eichenberger , geriatra na Home Instead .

Monica Mahajan, diretora médica do Centro para um Envelhecimento Melhor , também enfatizou a importância da alimentação para um envelhecimento saudável. Para manter a função cerebral, cardíaca e óssea ideal, bem como a saúde imunológica e a prevenção de doenças, é preciso ter uma dieta rica em nutrientes. “O que comemos hoje molda o nosso funcionamento amanhã”, disse Mahajan.

Em termos de como se alimentar de forma a saúde, não há truques nem surpresas: “concentre-se em alimentos integrais: frutas, vegetais, grãos integrais, leguminosas e proteína magra. Priorize refeições coloridas, gorduras saudáveis ​​como azeite e nozes e hidratação adequada”, disse Mahajan.

De acordo com os especialistas há alimentos que devem ser evitados por serem nocivos para a saúde: as bebidas açucaradas. Isso inclui refrigerantes, chás gelados adoçados, energéticos e bebidas de café com sabor.

O consumo regular de alimentos e bebidas processados ​​com açúcar refinado (incluindo bebidas adoçadas com açúcar) tem sido cientificamente associado ao aumento do risco de inflamação e doenças crónicas, incluindo diabetes tipo 2 e doenças cardiovasculares. Pesquisas científicas mostram que o consumo regular de refrigerantes acelera o envelhecimento das células.