<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

Quatro museus integrados em Rede Portuguesa

18 Março 2024
Forever Young

O Museu Medeiros e Almeida Artes Decorativas, o Museu do Oriente, o Museu das Artes de Sintra e o Museu Municipal Santos Rocha vão integrar a Rede Portuguesa de Museus (RPM), agora com 169 membros.

De acordo com um despacho publicado hoje em Diário da República, o Museu Medeiros e Almeida Artes Decorativas e o Museu do Oriente, ambos em Lisboa, o Museu das Artes de Sintra (MU.SA) e o Museu Municipal Santos Rocha, na Figueira da Foz, receberam credenciação da Museus e Monumentos de Portugal (MMP), aprovada pelo ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva.

A RPM é um sistema organizado de museus baseado na adesão voluntária, configurado de forma progressiva, que visa a descentralização, mediação, qualificação e cooperação entre museus de diversas tutelas e vocacionados para diferentes coleções, de acordo com a sua missão.

As quatro novas adesões resultam da conclusão dos procedimentos de credenciação destes museus – a partir de uma proposta apresentada pela MMP no dia 14 de fevereiro -, “os quais, por preencherem os requisitos legais, reúnem todas as condições para integrarem a Rede Portuguesa de Museus”, segundo o despacho assinado pelo ministro da Cultura.

De acordo com a Lei-Quadro dos Museus Portugueses, a credenciação de museus consiste na avaliação e no reconhecimento oficial da qualidade técnica dos museus, “tendo em vista a promoção do acesso à cultura e o enriquecimento do património cultural”, indica o Ministério da Cultura.

Segundo o relatório da RPM de 2023, do total de 165 membros contabilizados nesse ano, em relação à respetiva tutela, 74 eram da administração local, 49 da administração central, 28 privados e 14 dos governos regionais do país, encontrando-se 60 na região de Lisboa e Vale do Tejo, 53 no Norte, 18 no Centro, 12 no Alentejo, nove nos Açores, sete na Madeira e seis no Algarve.

Por tipologia, 50 eram museus de arte, 41 pluridisciplinares, 13 de arqueologia, 13 de história, 12 especializados, 12 de etnografia e antropologia, 10 de ciência e tecnologia, oito sobre o território e seis dedicados às ciências naturais e história natural, aponta o relatório.

AG // TDI

Lusa/Fim

Mais Recentes

Octant Évora abre as portas da Enoteca: uma experiência enogastronómica única no Alentejo

há 3 horas

Bebidas energéticas contêm um ingrediente que acelera o desenvolvimento de cancro no sangue

há 3 horas

«Cérebro congelado»: este é o grande mal do nosso tempo, diz especialista

há 3 horas

Se já só pensa nas férias, saiba que estes são os 30 países a visitar em 2025 (Portugal está na lista)

há 4 horas

Surpreenda-se: estes alimentos têm uma hormona que ajuda a perder peso

há 4 horas

De forma natural, aprenda como aumentar a testosterona depois dos 50 anos

há 4 horas

«Inclua este fruto seco no pequeno-almoço e melhore o seu desempenho durante a tarde», revelam especialistas

há 5 horas

Óbito: Morreu o realizador e guionista espanhol Mariano Ozores

há 5 horas

Estudo confirma que a típica máquina de lavar roupa pode esconder riscos para a saúde

há 5 horas

Consumidores europeus processam 7 companhias aéreas por cobrarem (indevidamente) bagagem de mão

há 5 horas

Autoridades vão começar a verificar os porta-luvas de milhares de carros: este é o item obrigatório em todos os veículos

há 6 horas

Esta vitamina ajuda a prevenir cataratas e melhora a visão

há 6 horas

«Se acha que esta é “comida de pobre” está muito engando», avisa especialista

há 6 horas

Festival da Canção: investigação sugere que «Israel usou publicidade institucional para mobilizar votos»

há 7 horas

Companhias aéreas rejeitaram indevidamente mais de metade dos pedidos de indemnização em 2024

há 7 horas

Óbito: Morreu o futebolista Gadi Kinda

há 8 horas

Cruz Vermelha Portuguesa lança “Guia de Etiqueta na Saúde Mental”

há 8 horas

Conhecida como a planta cicatrizante, a rosa mosqueta esconde 5 curiosidades

há 8 horas

Óbito: Morreu o comendador Jorge Sá

há 9 horas

Quando decidem viajar 30% dos portugueses procuram formas de poupar

há 9 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.