Possui elevado valor nutricional
Tal como a maioria das oleaginosas, a avelã é rica em carboidratos, gorduras e proteínas. Em cerca de 30 gramas é possível obter 170 kcal, 12 gramas de carboidratos, 12 gramas de gordura e 4 gramas de proteínas.
Um dos principais benefícios da avelã deve-se à presença de fibras e substâncias antioxidantes e anti-inflamatório. O alimento ainda tem vitaminas E, C e B6, e minerais como ferro, magnésio, cobre e manganês (2).
Rica em antioxidantes
É uma fonte importante de antioxidantes, que protegem as células contra os danos causados pelos radicais livres responsáveis pelo envelhecimento, câncer e doenças cardiovasculares.
Tem propriedades anti-inflamatórias
Por causa da presença de gorduras saudáveis, o consumo de avelã pode colaborar para a redução de indicadores inflamatórios no corpo.
Um estudo propôs a ingestão de 60 gramas de avelã por dia, durante 12 semanas, para um grupo de pessoas com sobrepeso ou obesas. No final do programa, os resultados mostraram uma redução dos níveis de inflamação.
Favorece o bom funcionamento do coração
Tem uma concentração elevada de antioxidantes e gorduras insaturadas que são essenciais para o bom funcionamento do sistema cardíaco .
Ajuda o corpo a combater doenças
As vitaminas, minerais e antioxidantes presentes na avelã são componentes que auxiliam o corpo a defender-se de uma série de doenças. Algumas pesquisas já identificaram a capacidade dessas substâncias serem anticancerígenas.
Ajuda a equilibrar o metabolismo
De modo geral, nozes, amêndoas e demais castanhas têm propriedades que ajudam a equilibrar o metabolismo e o nível de açúcar no sangue.