Assim, porque não aproveitar o Dia Mundial da Poupança, celebrado hoje, e que tanto sentido faz este ano, para começar já a treinar a arte de poupar? A Thermor, especialista no conforto em casa, deixa cinco dicas rápidas de como pode começar a fazê-lo.
Faça o seu orçamento familiar. Crie um documento simples com todos os gastos mensais e com as suas receitas e verifique o saldo mensal. Desse use o excedente apenas no que for imprescindível e inadiável. E reduza as pequenas despesas que se vão acumulando mensalmente, como as compras impulsivas, daquela peça de roupa em saldos. Como referia Benjamin Franklin: “um pequeno furo afundará um grande navio”.
Reduza as suas contas de energia, água e gás (se for o caso). Opte sempre que possível por equipamentos e soluções amigas do ambiente, ecológicas, que representam poupanças significativas anuais. Alguns destes equipamentos podem requerer um investimento inicial maior, mas posteriormente compensam e representam poupanças significativas. OS termoacumuladores, caldeiras e até as soluções de painéis solares são um investimento que ajudarão na sua poupança mensal e anual.
Faça a manutenção antecipada da sua casa e equipamentos, para que os seus consumos estejam otimizados, no Inverno. As estruturas das casas em Portugal, exceto nas construções mais recentes, não está preparada para o frio rigoroso. Assim, se fizer uma manutenção prévia, calafetando portas e janelas, reparando a janela que não fecha bem, fazendo a renovação ou a manutenção da caldeira, consegue otimizar e manter a sua casa mais confortável sem que para isso tenha de gastar mais e sem desperdiçar o calor janela fora.
Coloque objetivos mensais de poupança
Mensalmente pense em quanto quer poupar e crie o seu próprio jogo de monopólio: trabalhe ao longo do mês para alcançar esse objetivo (e até ultrapassá-lo) e no final de cada trimestre verifique quanto poupou. Aqui o segredo não é usar a poupança numa viagem ou em compras, mas sim, reinvestir esse dinheiro em algo que trará mais retorno financeiro.
Cozinhe em casa, para si ou em família ou amigos, e quando não for possível, explore algumas soluções disponíveis que o ajudam a poupar e a ajudar, como a TooGoodToGo onde poderá comprar refeições e simultaneamente estará a poupar na sua pegada de carbono e ajudar a eliminar o desperdício de comida.