Recebe o Complemento Solidário para Idosos? Há uma atualização

Conheça aqui o valor.

O valor do Complemento Solidário para Idosos (CSI) foi atualizado em 600 euros, fixando-se o valor de referência para 2023 em 5.858,63 euros, segundo uma portaria publicada hoje que obriga à reavaliação dos recursos dos titulares da prestação, avança a Lusa.

“[…] O valor de referência do CSI é objeto de atualização periódica tendo em conta a evolução dos preços, o crescimento económico e a distribuição da riqueza, pelo que se procede à atualização do valor de referência para 2023 em 600 euros, de modo a convergir com o valor do limiar de pobreza. Determina-se, igualmente, a reavaliação oficiosa da condição de recursos do titular da prestação”, lê-se na portaria hoje publicada em Diário da República.

O novo valor de referência tem efeitos a 01 de janeiro de 2023, “aplica-se às relações jurídicas prestacionais em curso, e determina a reavaliação oficiosa da condição de recursos do titular do complemento e o recálculo da prestação”.

“Se da aplicação do número anterior resultar o aumento do valor do complemento, a diferença é devida a partir de 1 de janeiro de 2023”, explica a portaria.

O Complemento Solidário para Idosos (CSI) é um apoio em dinheiro pago mensalmente aos idosos de baixos recursos, com idade igual ou superior à idade normal de acesso à pensão de velhice do regime geral de Segurança Social, ou seja, 66 anos e 7 meses e residentes em Portugal, explica-se no ‘site’ oficial da Segurança Social.

 

Ler Mais


loading...
Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

20 + = 23