O Restaurante Galeria do Largo continua a privilegiar o que há de melhor na gastronomia portuguesa, mas agora com uma carta sazonal mais fresca para os meses do verão. O Chef Manuel Ferreira explica que “os ingredientes são sempre ponto de partida para uma carta que se pretende que seja descontraída e com frescura. Neste caso, o foco foram os ingredientes frescos, visto que a altura do verão pede pratos mais leves e frescos, e, por isso, temos pratos que podem ser degustados de forma leve”, acrescentando que “estamos numa altura que convida à partilha e ao convívio entre amigos e é isso que une os pratos desta carta. É a carta da amizade e da diversão” que estará em vigor até outubro.
Dos pratos da nova carta, o chef destaca o Pastel de “Nata” de Aipo, Foie Gras, Vinho do Porto 10 Anos, “pela originalidade e por ser um produto que é bastante conhecido lá fora”; Lombo de Bacalhau, Feijoca de Línguas de Bacalhau, Piquillos, Chouriço Bísaro, em que é “trabalhado o bacalhau que é tão representativo da nossa cultura e que está repleto de sabor”; o Polvo, Batata Corada, Pack-Choi, Beringela Fumada, Pico de Galo, sendo que “o polvo é um produto que se consome muito no Porto, perfazendo um prato fresco e com bastante sabor”; o Tornedó de Vitelão, Batata Violeta, Feijão Verde, Molho de Vinho do Douro, “um prato carregado de sabor e com cores vibrantes que elevam bastante o prato”; e ainda As Rosas (Brûllée de Chocolate Branco, Framboesas, Líchias, Crumble de Manteiga, Gelado de Rosas), que é uma sobremesa que muitas vezes é atualizada nos seus sabores de carta para carta. Gostamos de simplificar. Este prato é sinónimo de «menos é mais»”.
No caso das sobremesas, houve ainda um trabalho com o chefe de pastelaria para que passe a existir uma carta de doces que varia consoante as estações do ano: “assim, garantimos os melhores produtos da época e por conseguinte uma maior frescura”, esclarece o chefe.
O Galeria do Largo é o Restaurante do Porto A.S. Hotel, um hotel-museu que veio revitalizar um edifício de grande valor arquitetónico e patrimonial na cidade do Porto, a papelaria Araújo & Sobrinho, que hoje em dia é uma das mais antigas papelarias da Europa. Assim, também o restaurante transporta consigo história: era a loja da Papelaria Araújo e Sobrinho, onde se comprava papel e telas para pintar e desenhar, mas houve tempos que teve uma galeria – daí o nome – e uma barbearia.
Galeria do Largo
Largo de S. Domingos, 45-55
4050-097 Porto