O que é a Dark Web?
Ao contrário da Surface Web (a “rede de superfície”, parte da internet a que qualquer pessoa consegue aceder), a Dark Web é um subconjunto da Deep Web (a “rede profunda”), que abriga prontuários médicos e financeiros protegidos por senhas, páginas atrás de paywalls (cujo acesso é pago) e contas de e-mail na nuvem, como o Gmail.
Um ninho de atividades criminosas
Por ser anónima e criptografada, a Dark Web é uma incubadora de atividades criminosas. Vendem-se drogas, armas de fogo, pornografia, animais exóticos, números de cartão de crédito e muito mais, com fotos, descrições detalhadas e resenhas dos utilizadores.
Aceder à Dark Web é um risco
Embora seja perfeitamente legal, o simples acesso à Dark Web é arriscado, porque não há tantas proteções como na Surface Web. Assim, pode ficar exposto a software prejudicial, hackers, robôs e golpes.
Não se consegue aceder através de um navegador normal
Não é possível chegar à Dark Web através de um navegador comum como o Chrome ou o Safari. Os utilizadores têm de fazer o download de um navegador especial. O mais popular é o Tor, sigla de The Onion Router.
Só são aceites criptomoedas
As compras na Dark Web são feitas com criptomoedas, que permitem uma transferência de dinheiro instantânea e anónima para qualquer lugar do mundo, sem intermediários.
O número de utilizadores tem vindo a aumentar
O número de utilizadores dos fóruns da Dark Web disparou durante os confinamentos da Covid-19.
Os dados podem estar lá sem que a pessoa tenha conhecimento disso
Mesmo que nunca tenha visitado a Dark Web, é provável que o seu cartão de crédito e as suas informações bancárias estejam lá.
Existe uma forma de garantir uma maior segurança
Verifique se o endereço do site começa com “https” (o “s” significa “seguro”) antes de escrever as suas informações de pagamento.