Sabe quais são os benefícios do azeite? E que ele é, de facto, um sumo de fruta?

O azeite é um dos alimentos mais utilizados na nossa alimentação. Classificado muitas vezes como a «gordura mais saudável», os seus benefícios são inúmeros.

Sabia, contudo, que o azeite é, no fundo, um sumo de fruta? Extraído da azeitona, é considerado um sumo de fruta 100 % natural, refere o site laboratoriosniam.com.

Tão presente na dieta mediterrânica, consideramos que o azeite é um elemento essencial na alimentação.

Curiosidades sobre o azeite
Contudo, sabe exatamente porquê? Que benefícios lhe traz?

Contexto histórico
A oliveira é uma árvore que está associada a várias práticas religiosas. Em Portugal, a cultura da oliveira começou por altura da chegada dos mouros à Península Ibérica, pela importância que ela tem no Corão.

Nesta altura, as técnicas de produção do azeite foram aperfeiçoadas, selecionando desde então este extrato de azeitona como um alimento caraterístico da cozinha portuguesa.

Hoje em dia, Portugal ainda se distingue como um dos principais países produtores e exportadores de azeite.

Seja utilizado em saladas, como tempero, ou simplesmente por cima de uma fatia de pão acompanhado com orégãos, este é um alimento que se manteve na nossa gastronomia nacional.

Porquê o azeite?
As gorduras alimentares são essenciais para a nossa alimentação diária. Porém, deve optar por tipos de gordura saudável, como é o caso do azeite.

Mas afinal, o que é que distingue este dos restantes óleos naturais?

O azeite distingue-se pela sua grande resistência à oxidação, bem como às diferenças de temperatura. Isto faz com que não perca as suas propriedades quando cozinhado.

Além disso, a sua composição em ácidos gordos revela um baixo teor de gorduras saturadas que são as mais prejudiciais para o seu organismo.

Cinco benefícios do azeite
Os benefícios que o consumo do azeite lhe pode trazer abrangem várias áreas da sua vida e da sua saúde.

Contribui para a saúde cardiovascular
Tal como salientámos, o azeite é considerado uma gordura saudável. Ao ajudar a estabilizar os níveis de colesterol, reduzindo aquele que é considerado o mau colesterol (LDL) e a garantir os níveis de bom colesterol (HDL), contribui para a dilatação dos vasos sanguíneos.

Este óleo alimentar de origem vegetal ajuda, assim, na prevenção de problemas cardiovasculares, como o AVC.

Deste modo, o extrato de azeitona contribui para proteger o seu coração.

Previne doenças
Porém, o seu contributo não se resume somente ao sistema cardiovascular. O azeite pode ajudar na prevenção de outro tipo de doenças, nomeadamente de alguns tipos de cancro — como o da mama.

Também contribui para que o organismo assimile mais facilmente a glicose, evitando o aparecimento de diabetes.

Existem também estudos que defendem que contribui para a prevenção de doenças como o Alzheimer e que reduz o risco de problemas de ossos como a osteoporose.

Fortalece o sistema imunitário
Além das suas propriedades antioxidantes, vários estudos provam que o azeite é um ótimo anti-inflamatório. Isto porque permite o bloqueio de químicos potencialmente inflamatórios para o nosso organismo.

Por isso, é possível dizer que estimula o sistema imunitário e pode ser um bom aliado para o ajudar a funcionar corretamente.

Promove o seu bem-estar
Acredita-se que o azeite possa estar relacionado com a melhoria de estados depressivos ou mudanças de humor.

Esta relação estabelece-se porque este óleo alimentar contribui para a absorção de serotonina. Aliás, existem medicamentos antidepressivos que contém azeite na sua composição.

Regulariza o sistema digestivo
O consumo do azeite ajuda a prevenir a presença de ácido no estômago. Assim, não só ajuda a regularizar o sistema digestivo, como o protege.

É também um alimento que sacia facilmente, pelo que (em moderação) promove o emagrecimento e reduz a sensação de inchaço e prisão de ventre.

Ler Mais


Artigos relacionados
Comentários
Loading...