O óleo obtido a partir do abacate é muito rico em nutrientes e daí advêm vários benefícios:
- A má digestão leva à azia, quantidade anormal de gás e inchaço. O óleo de abacate possui minerais, vitaminas e ácidos monoinsaturados que ajudam no bom funcionamento do aparelho digestivo.
- Devido à presença de gorduras monoinsaturadas, ajuda na redução do LDL (colesterol “ruim”) e no aumento do HDL (colesterol “bom”).
- Por ser rico em beta-sitoesterol, molécula semelhante ao colesterol, atua na diminuição de absorção de colesterol no intestino, além de atuar na membrana das células diminuindo a recaptação do colesterol.
- A presença de beta-sitosterol colabora para a saúde do coração, equilibrando o colesterol, além de auxiliar no tratamento de hipertrofia prostática, ajudando a reduzir o risco de cancro da próstata.
- A vitamina E do óleo de abacate é uma ótima substância com poder antioxidante que ajuda na prevenção de rugas e no envelhecimento precoce da pele.
- Pode atuar como importante interventor vascular através da alteração das membranas de células cardíacas e renais.
- O óleo de abacate também pode ser usado no tratamento de dermatite, inflamações na pele, queimaduras, acne, psoríase e na aceleração da cicatrização em geral. É um óleo comum no tratamento pós-cirúrgico, prevenindo marcas e formação de queloides.
- O óleo de abacate tem as propriedades anti-inflamatórias que ajudam a aumentar o crescimento e reparação de cartilagem. Pesquisa indicam que a combinação de óleo de soja e de abacate ajuda no tratamento dos sintomas de osteoartrite da anca e do joelho.
- Quando adicionado a saladas ricas em licopeno e betacaroteno (tomate e cenoura, por exemplo), potencializa a absorção dessas substâncias.
- O óleo de abacate ajuda a baixar a tensão arterial.