Um relatório da Action Fraud revela que 50% das vítimas de burla online são mulheres, aproximadamente 39% são homens e 11% não identificam o género.
O Felizes.pt, através de sistemas de Inteligência Artificial e machine learning, é atualmente um safe space para muitas pessoas que procuram o amor
online.
Atualmente, muitos são os casos de burlas e assédios online e a internet está longe de ser considerada um lugar seguro. Muitos estudos sugerem que as mulheres correm um risco mais elevado de se tornarem vítimas de fraude online do que outros géneros, desde difamação e envio de nudez não autorizada, a falsos romances que se podem tornar em autênticos pesadelos financeiros.
Dados da Federal Trade Commission (FTC) mostram que nos EUA as burlas em plataformas de encontros resultam em perdas mais elevadas do que qualquer outro tipo de esquema. Em 2022, quase 70 mil pessoas reportaram um acontecimento de burla, e as perdas reportadas atingiram
1,3 mil milhões de dólares.
Para combater os números de fraude, o Felizes.pt tem um sistema complexo que usa modelos de Inteligência Artificial, que são alimentados por um conjunto de dados e que analisam em tempo real a probabilidade de um determinado perfil ser um perfil falso ou mal intencionado (como scammer, prostituição ou extorsão). Os dados utilizados como entrada do algoritmo dividem-se entre dados de registo, dados de interação do utilizador e também meta-dados como IP, cookies, storage e outros.
A funcionalidade que apanha a nudez e conteúdo sexualmente explícito nas fotografias é um outro algoritmo utilizado tanto nas imagens de perfil como nas enviadas no chat da plataforma.
Nas fotografias de perfil, se detetar uma fotografia com uma probabilidade elevada de conter nudez, essa fotografia fica pendente de validação manual pela equipa de controlo de qualidade do Felizes.pt. No caso de ser uma fotografia enviada no chat e o algoritmo detetar nudez, essa fotografia é entregue ao destinatário mas leva um aviso e um filtro que informa o destinatário de que a fotografia provavelmente contém nudez e é dada a opção de remover o filtro para a poder ver.