Familiares, que se podem permitir a uma boa qualidade de vida, mas que, com a chegada dos filhos, a sua prioridade passa a ser o bem-estar da unidade familiar. Por isso, estes consumidores compram pouco para si, apostando nas compras para outros membros do lar e, como o tempo é um fator importante, valorizam bastante a compra online. Diz o estudo que «não têm grande fidelidade à marca, já que a 30% não importa que marca comprar».
Triunfadores Aspiracionais, consumidores que beneficiam de uma boa posição económica, consideram-se cosmopolitas e gostam de estar atualizados. Por isso, consideram-se clientes inteligentes, que se gostam de informar antes de fazer compras com qualidade. Ao contrário dos Familiares, estes consumidores são fiéis às marcas, mais até que qualquer uma das outras tribos. O seu ponto de partida é a sua marca ou loja preferida numa rua comercial (25%).
Impulsivos dedicam-se a desfrutar do momento, gastando o que ganham no que lhes apetece. Este estilo de vida despreocupado foi afetado pela pandemia, mas a sua procura não desapareceu. Em vez disso, sofreu uma viragem e os gastos que não fizeram em lazer, hotelaria e viagens foi, agora, direcionado para as compras online.
Fashionistas Especialistas procuram inspiração digital em moda e beleza e consultam os conselhos que os ajudem a conseguir os melhores produtos e ofertas. Apesar de ser importante seguir as últimas tendências, tentam não gastar além das suas possibilidades. 69% declara que uma boa relação qualidade/preço é importante, mais que qualquer outra tribo.
Consumidores conscientes, mais propensos a relacionarem-se com empresas que coincidam com os seus valores e crenças. A credibilidade e a boa reputação incentivam-nos a comprar com regularidade (42%), mais do que qualquer outra das cinco tribos. A sustentabilidade, a coerência das mensagens e a transparência de informação são fatores que apreciam.