<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

Sabia que uma ida ao museu pode ser excelente para a sua saúde mental?

7 Novembro 2019
Forever Young

Estudo sugere que um acesso frequente às Artes e cultura pode funcionar como antídoto para a depressão.

Seja sincero, há quanto tempo não visita um museu, vai a um concerto ou ao cinema? Bom, talvez seja altura ideal para começar a frequentar mais este tipo de espaços.

As investigações mais recentes parecem indicar que tanto uma atividade cultural ativa (ex. Cantar, tocar um instrumento, etc) como uma passiva (ex. Visitar um museu, ver um filme, etc) são benéficos no combate a estados depressivos.

Segundo os dados do estudo realizado pela University College of London, ao longo de um período de 10 anos, em que foram inquiridas cerca de 2 148 pessoas com mais de 50 anos, foi revelado que aqueles indivíduos que com alguma regularidade frequentam atividades culturais têm um risco 32% menor de desenvolverem uma depressão, quando comparado com aqueles que não frequentam este tipo de atividades.

De acordo com uma das autoras do estudo, o envolvimento cultural pressupõe uma forte estimulação cognitiva, assim como uma interação social e um ligeiro esforço físico. Ora, estes são três fatores essenciais no tratamento de doenças como a Depressão. “Na última década muitos estudos apontavam já para a importância da componente cultural no tratamento dos sintomas de Depressão; mas este terá sido o primeiro estudo a revelar a sua importância para a prevenção dos mesmos”, concluiu esta investigadora.

Ao longo do estudo, fatores como o género, a raça, níveis de educação ou riqueza não influenciaram em nada os resultados positivos. Nem mesmo o tipo de personalidade parece ter influência, visto que os investigadores tiveram o cuidado de “controlar” o estudo com vista a que este refletisse diversos tipos de personalidade.

Assim, já sabe, seja a participar ou meramente a observar uma atividade artística e cultural, o importante é que se envolva mais com o mundo cultural em seu redor. Os benefícios são inúmeros e a sua mente certamente irá agradecer.

Mais Recentes

Parceria aérea liga economia indiana em rápido crescimento à América do Norte e à Europa

há 5 horas

União Europeia aprova atrasos maiores – até 6 horas – e menos indemnizações para os passageiros aéreos

há 5 horas

Cancro do pulmão: avanço no tratamento vem do fundo do oceano

há 5 horas

Nem um minuto a mais: este é o tempo que pode manter a carne fresca no frigorifico

há 6 horas

Lentes de contato: todo o cuidado é pouco, pois há riscos escondidos

há 6 horas

O alerta vem dos especialistas: «estas manicuras da moda causam unhas podres, fungos e infeções»

há 6 horas

Descobre no jardim de casa um tesouro de mais de 26 mil euros: entrega-o e recebe recompensa “ridícula”

há 7 horas

Opinião: «A gordura do lipedema não responde a dieta ou exercício físico», Sofia Carvalho, cirurgiã Plástica e Estética

há 7 horas

Nunca mais diga esta frase aos seus netos: «está a “pedir” que eles mintam», garante especialista

há 7 horas

Dieta: está difícil de atingir os seus objetivos? Conheça o que pode estar a correr mal e corrija

há 8 horas

Corrida: 5 erros que comprometem os resultados e causam lesões. Evite-os

há 8 horas

Maquilhagem perfeita: alcance o sonho de todas as mulheres pondo em prática estas 7 dicas

há 8 horas

Eutanásia: o que diz a lei portuguesa e como é o procedimento

há 9 horas

12 erros de decoração que podem (mesmo) tornar os espaços em algo (muito) desagradável

há 9 horas

Roteiro de verão: 6 destinos imperdíveis (dentro e fora de Portugal) para ir conhecer em autocaravana

há 9 horas

Brasserie de L’Entrecôte abre novo restaurante em Lisboa e nós descobrimos onde

há 10 horas

«Celebre o verão com experiências memoráveis»: o convite é desta cadeia hoteleira

há 10 horas

Um refúgio sustentável por explorar: venha descobrir o mar Vermelho Saudita

há 10 horas

A 10 minutos do castelo, Leiria acolhe nova unidade hoteleira

há 11 horas

Opinião: «A obesidade e o cancro do pâncreas», Marília Cravo, gastrenterologista

há 11 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.