Não comer logo de manhã é algo que todos devemos evitar. Agora, um estudo verificou que o risco de desenvolver um acidente vascular cerebral é superior nas pessoas que se mantêm em jejum nas primeiras horas do dia. Esta é a conclusão de uma investigação que observou 6550 adultos, com idades compreendidas entre os 40 e os 75.
Inicialmente, os autores procuravam examinar a associação entre não tomar o pequeno-almoço e a morte por doenças cardiovasculares e de todas as causas. Quase 60 por cento dos participantes tinham por hábito comer de manhã todos os dias, 25 por cento apenas em alguns dias e 16 por cento raramente ou nunca. Todos estavam livres de doenças cardíacas no início do estudo.
As pessoas que nunca tomaram café da manhã tinham uma maior probabilidade de serem obesas e terem colesterol alto. Além de que durante os 17 a 23 anos de acompanhamento, aqueles que não tomaram a refeição matutina tiveram um aumento de 87 por cento no risco de morte por qualquer doença cardiovascular e um aumento de 19 por cento no risco de morte por outras razões.
Portanto, a equipa de investigação liderada por Shuang Rong concluiu que não tomar o pequeno-almoço representava um aumento significativo do risco de mortalidade de uma doença cardiovascular. Por isso, o cientista diz que este estudo alerta, principalmente, «para os benefícios de tomar o pequeno-almoço na promoção da saúde cardiovascular».