Partilhar

Salário mínimo nacional vai subir em 2025: saiba quanto

O salário mínimo nacional vai subir para 870 euros em 2025, um aumento de 50 euros face ao valor de 2024. Está ainda previsto um aumento progressivo da remuneração mínima mensal garantida até 2028, ano em que atingirá os 1020 euros.

3 Janeiro 2025
Forever Young com DECO

O salário mínimo nacional vai subir para os 870 euros já em 2025, segundo o decreto-lei de 19 de dezembro. A 1 de outubro, já o Governo tinha anunciado aquele aumento, na sequência da reunião com os parceiros sociais, que corresponde a mais 50 euros face ao valor em vigor desde o início de 2024. A 1 de janeiro de 2025, a retribuição mínima garantida passa a ser de 870 euros no Continente. Na Madeira, o valor é atualizado para 915 euros e nos Açores, para 913,50 euros.

Também para os restantes níveis remuneratórios, o acordo da concertação social prevê uma atualização salarial. O valor de referência a ter em conta para o salário médio mensal em 2025 é de 1580 euros, o que representa um aumento de 5%. A ideia é atingir os 1890 euros em 2028.

Qual o valor do salário mínimo em Portugal continental?

Desde 1 de janeiro de 2025, o salário mínimo nacional no Continente é de 870 euros brutos mensais (12 180 euros anuais).

Esta é considerada a remuneração-base do trabalhador. Subsídio de alimentação, ajudas de custo ou outros complementos ao salário, como comissões ou gratificações, por exemplo, não estão incluídos no valor do salário mínimo. Isto significa que tais prestações suplementares acrescem à remuneração-base.

O trabalhador por conta de outrem que aufira o salário mínimo tem direito a recebê-lo 14 vezes por ano.

Quanto se desconta no salário mínimo?

Apesar de a lei não prever claramente que um trabalhador que ganhe o salário mínimo fica automaticamente isento de entregar declaração de IRS, tal não significa que venha a pagar imposto. Mesmo os contribuintes que estão dispensados de apresentar declaração, podem fazê-lo dentro dos prazos e das regras gerais. Apesar disso, quem ganha o salário mínimo está sujeito à contribuição de 11% para a Segurança Social. Assim, em 2025, no Continente, ao invés de receber 870 euros líquidos por mês, recebe 774,30 euros.

O valor do subsídio de alimentação também muda?

Sim, é expectável que o montante máximo de subsídio de alimentação isento de impostos seja atualizado. O acordo tripartido que resulta da concertação social refere que o “subsídio de refeição é considerado rendimento do trabalho dependente na parte em que exceder o limite legal estabelecido ou em que o exceda em 70% sempre que o respetivo subsídio seja atribuído através de vales de refeição.” Em 2025, o valor de subsídio de alimentação atribuído aos trabalhadores da administração pública em todo o território nacional é de 6 euros por dia, e corresponde ao montante máximo isento de imposto, se for pago em numerário. Se o subsídio for pago através de vale social ou cartão de refeição, o montante máximo isento de tributação é de 10,20 euros por dia.

Posso receber menos do que o salário mínimo?

É permitido pagar menos do que o salário mínimo em situações específicas previstas no Código do Trabalho.

  • Quem não faz um horário de trabalho completo (por exemplo, um trabalhador em part-time) não recebe obrigatoriamente o salário mínimo.
  • No caso dos estagiários, praticantes, aprendizes ou formandos em situação de formação certificada, o salário mínimo pode ser reduzido em menos 20% durante, no máximo, um ano. Se o trabalhador for habilitado com curso técnico-profissional ou com um curso obtido no sistema de formação profissional qualificante para a respetiva profissão, o prazo máximo é de seis meses.
  • Para os trabalhadores com capacidade reduzida ou deficiência, a retribuição mínima pode ter uma redução. Esta corresponde à diferença entre a capacidade plena para o trabalho e o coeficiente de capacidade efetiva para a atividade contratada, se a diferença for superior a 10%, ainda que com o limite de 50%. A certificação do coeficiente de capacidade efetiva é feita a pedido do trabalhador.

O salário mínimo também se aplica a trabalhadores independentes?

O salário mínimo diz respeito ao valor mínimo de retribuição que pode ser efetuado a trabalhadores por conta de outrem. No caso dos trabalhadores independentes, interessa considerar o chamado “mínimo de existência do IRS”, que atualmente, em todo o território nacional, se fixa em 11 480 euros anuais. Até esse montante, os rendimentos ficam isentos de IRS. Para calcular o “mínimo de existência do IRS” no próximo ano haverá que multiplicar 1,5 pelo indexante dos apoios sociais (IAS) de 2025 e este valor por 14. O total não pode ser inferior ao valor anual correspondente ao salário mínimo mensal.

Na prática, o Governo isenta de IRS trabalhadores independentes com rendimentos até ao valor do salário mínimo. De acordo com o Governo, o salário mínimo vai continuar a beneficiar de isenção.

Como calculo o valor do meu salário líquido?

O salário líquido corresponde ao valor, em dinheiro, que o trabalhador por conta de outrem recebe ao final do mês, depois de aplicados os respetivos descontos, referentes a eventual retenção na fonte ou contribuição para a Segurança Social. A DECO PROteste disponibiliza um simulador que lhe permite calcular o valor líquido do seu vencimento.

Calcular salário líquido

Mais Recentes

Pingo Doce abre o primeiro restaurante em Portugal com pagamento por Inteligência Artificial

há 12 minutos

Celeste adoça a Páscoa com o irresistível Folar de Limão

há 14 minutos

Amoreiras Shopping Center apresenta Via Sacra num cenário imponente e interativo

há 23 minutos

Taberna Londrina inaugura (amanhã) o terceiro restaurante em Lisboa

há 49 minutos

À atenção de pais e avós: cyberbullying – 6,1% dos jovens até aos 18 anos já foram vítimas

há 59 minutos

Unidade hoteleira 5 estrelas lança sobremesa inspirada no famoso Chocolate do Dubai

há 1 hora

PEN Norte-americano atribui a Mia Couto o Prémio PEN/Nabokov 2025

há 1 hora

Rock ‘n’ Metro acontece já amanhã no Metropolitano de Lisboa: saiba onde e a que horas

há 2 horas

Experiência à beira-Tejo que vai seduzir os apreciadores dos melhores vinhos portugueses

há 3 horas

NASA oferece quase 3 milhões de euros a quem recuperar as 96 malas deixadas pelos astronautas na Lua (não imagina o que têm lá dentro)

há 4 horas

Doença de Parkinson: «Ajudar a melhorar o dia a dia de um doente é um ato de amor e dedicação», Ricardo Azevedo, diretor técnico Espaço Avós

há 5 horas

«Este é o erro comum que faz com que massa fique mais calórica», revela especialista

há 5 horas

Quer pagar menos de luz? Veja aqui como (e saiba também quais os fornecedores mais baratos)

há 5 horas

EMEL já pode multar também por infrações ao Código da Estrada: vai criar uma unidade de fiscalização especial para alguns veículos em particular

há 5 horas

Novas suites La Première da Air France já levantaram voo entre Paris-CDG e Nova Iorque-JFK

há 6 horas

Este folar de Páscoa inspirou-se num doce conventual de Amarante (ninguém lhe resiste)

há 6 horas

Hospital Lusíadas Monsanto leva a palco peça de teatro sobre Alzheimer

há 6 horas

Restaurante CITRUS recebe certificação internacional “The PLEDGE on Food Waste”

há 8 horas

Rainha Camilla revela o “segredo” do seu casamento feliz com o Rei Carlos

há 8 horas

Depois da tablete viral, surge a tarte de chocolate do Dubai (que todos vão querer experimentar)

há 8 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.