Se já passou a barreira dos 40 inclua estes alimentos na sua rotina, revela nutricionista

Estas recomendações baseiam-se na necessidade de manter uma boa saúde óssea, muscular, cardiovascular e geral, bem como na importância da prevenção de doenças crónicas

A partir dos 40 anos, é importante ter ainda mais cuidado da alimentação para evitar problemas futuros. Isto porque, a partir desta idade, a massa muscular é reduzida e ocorrem alterações no peso corporal que podem alertar para a necessidade de tomar medidas para nos mantermos em forma.

Nesse sentido, o nutricionista Pablo Ojeda explica que há uma série de alimentos que devem ser priorizados ao completar 40 anos.

O nutricionista recomenda que a partir dos 40 anos sejam consumidos produtos que forneçam proteínas de alta qualidade, entre os quais podemos encontrar salmão, ovos, queijo e abacate. Além disso, também recomenda o consumo de vegetais de folhas verdes, muito ricos em aminoácidos essenciais. Entre estes últimos podemos consumir espinafre, rúcula, agrião, alface romana, pois cada um deles possui propriedades benéficas próprias. O espinafre possui alto teor de potássio, cálcio, ferro e vitaminas B6, C e K, enquanto a alface fornece grandes quantidades de ácido fólico, vitaminas A, C e K e minerais. A rúcula, por sua vez, é rica em polifenóis, cálcio e vitaminas C e K. Portanto, não são recomendadas apenas pelas proteínas que fornecem, mas também porque são ricas em inúmeros nutrientes benéficos para o bom funcionamento do organismo .

Além das recomendações os especialistas concordam que outros alimentos devem ser incorporados na dieta assim que se inicia esta fase da vida, repleta de alterações metabólicas e hormonais, e na qual é fundamental o cuidado adequado da saúde óssea e cardiovascular.

Frutos secos

As nozes são um dos lanches mais saudáveis ​​que podemos consumir, além de fornecerem uma grande quantidade de energia. Por isso, é aconselhável utilizá-los ao longo da vida, mas principalmente a partir dos 40 anos. Com apenas um punhado de nozes ou amêndoas por dia, pode ter mais energia enquanto mantém o colesterol LDL (colesterol “ruim”) sob controleAs sementes de abóbora promovem o cuidado do pâncreas, muito necessário para todos aqueles que correm o risco de sofrer de diabetes.

Framboesas

Embora todas as frutas sejam benéficas e devam fazer parte da alimentação diária para ter uma boa saúde, há algumas que se destacam das demais pela quantidade de fibras. Falamos da framboesa, que pode ser uma grande aliada para obter a ingestão diária necessária deste nutriente. Portanto, é altamente recomendável incluí-los em sobremesas e receitas, mas também podem ser utilizadas em smoothies ou sumos.

Tomate

Para desfrutar de uma melhor pele numa fase da vida em que esta pode começar a sofrer e a apresentar sinais da passagem do tempo, é aconselhável introduzir na dieta uma quantidade suficiente de tomate , pois está comprovado que traz benefícios para desfrutar de uma pele perfeita. Isso porque contém licopeno, um poderoso antioxidante que ajuda a retardar o envelhecimento, ao mesmo tempo que protege a pele contra os efeitos nocivos e prejudiciais dos raios ultravioleta.

Lentilhas

A lentilha é um dos alimentos com maior quantidade de ferro, mas essas leguminosas realmente têm muito mais a contribuir para a nossa alimentação. Além disso, é ideal para todas aquelas pessoas que estão a iniciar o veganismo ou que não comem muita carne, pois podem ser uma excelente fonte de proteínas e ao mesmo tempo fornecer pouquíssimas calorias.

Abacate

Embora não seja aconselhável abusar do seu consumo por não ter baixo teor calórico, contém gorduras saudáveis ​​por ser rico em ácido oleico. Entre os seus benefícios está também a capacidade de melhorar a digestão, regular o açúcar no sangue e nutrir a pele, unhas e cabelos, entre outros.

 

Ler Mais