Vejamos quais são:
Peso corporal
Por norma quanto mais peso se tem mais calorias se queimam. De facto, o corpo queima menos calorias à medida que o peso diminui.
Massa muscular
Uma pessoa com mais massa muscular irá queimar mais calorias do que alguém com o mesmo peso, mas com menos músculos. Durante o exercício físico o fato de se ter mais massa muscular vai aumentar a queima total de calorias, porque o corpo precisa de produzir mais energia para suportar o aumento da taxa de contração dos músculos.
Género
Por norma, os homens queimam mais calorias em repouso e durante o exercício do que as mulheres.
Idade
À medida que se envelhece, a tendência é a de se perder massa muscular. O treino de força poderá ajudar a aumentar a taxa metabólica de repouso, o que ajuda a queimar mais calorias em repouso ao longo do tempo.
Nível de condição física
Quanto mais execício se faz, mais fácil ele se torna. Assim, à medida que o corpo se adapta ao treino, consegue-se queimar mais calorias.
Intensidade do treino
É possível que duas pessoas a fazerem o mesmo treino estejam a queimar um número diferente de calorias. O motivo? Na verdade não estão a fazer o mesmo treino. Apenas porque se está a fazer os mesmo movimentos que outra pessoa, não significa que os dois estejam a treinar com a mesma intensidade.