Inteligência emocional envolve algumas palavras que devem ser usadas com frequência.
A inteligência emocional é a capacidade de identificar, entender e gerir as próprias emoções, assim como as de outras pessoas. É uma maneira de agir de forma empática consigo e com os outros, bem como de resolver as problemáticas de forma prática.
É também a forma como as pessoas comunicam o que precisam, ao reduzir os ruídos e problemas que podem gerar conflitos que podem ser evitados.
Ao desenvolver as palavras da inteligência emocional consegue-se ter vários benefícios na vida pessoal e profissional, acontecendo uma melhoria no bem-estar, pois diminui o stress e até mesmo a ansiedade.
A inteligência emocional envolve algumas palavras “mágicas” que fazem toda a diferença.
É preciso saber dizer perdão o qual é o caminho para a paz interior. Ninguém segue em frente com rancor.
Os pedidos de desculpas minimizam vários problemas que podem afetar a paz e a tranquilidade das pessoas. Faz parte da inteligência emocional aprender a relevar as discussões e diminuir os desgastes.
É importante saber pedir desculpa e não apenas perdoar.
Uma pessoa que reconhece que errou demonstra respeito pelos outros e percebe que tem falhas como qualquer outro. Ao pedir perdão e perdoar, cada pessoa entra num fluxo de emoções positivas.
Não vale a pena esperar que os outros peçam perdão. Em muitos momentos, cabe à pessoa que foi ofendida tomar a frente ao dizer eu perdoo, ao notar que o pedido de desculpas para o outro é mais difícil. Este é o perdão proativo.
Ao perdoar antecipadamente, consegue evitar os sentimentos negativos, como raiva e ressentimento.