Doenças cardiovasculares
São as doenças que mais matam no mundo e as mais prevalentes nas pessoas com mais de 50 anos de idade. Estão englobadas neste grupo a hipertensão, o ienfarte, o derrame cerebral e a insuficiência cardíaca. Com o envelhecimento, as artérias vão endurecendo e a pressão arterial tende a aumentar. O sedentarismo, a obesidade, o tabagismo e uma alimentação inadequada também podem favorecer o aparecimento precoce e até o agravamento dessas doenças.
Diabetes Mellitus Tipo 2
está relacionada com a má alimentação, estilo de vida inadequado, mas também com a hereditariedade. O diabetes ocorre quando acontece uma baixa produção ou uma má absorção de insulina, que é a hormona que regula a glicose no sangue.
Alzheimer
No início são sinais de leve esquecimento, sobretudo das memórias mais recentes. Uma pessoa acometida de Alzheimer pode ter nos estágios mais avançados dificuldades até para tomar banho, por exemplo.
Osteoporose
Atinge mais mulheres do que homens. Consiste na diminuição da massa óssea e nas mulheres, e acontece principalmente após a menopausa. As pessoas acometidas por ela passam a ter ossos mais fracos, ficando mais vulneráveis a fraturas.
Depressão
Os sintomas nesta faixa etária não são sintomas típicos, pelo que é precisa ficar atento. Muitas vezes não demonstra tristeza, pode ocorrer uma falta de ânimo em fazer as coisas, falta de interesse, ou sentir-se mais cansado que o habitual.
Catarata
Caracterizada pela visão mais opaca, aparece com o envelhecimento, ou pode ser provocada por uma exposição inadequada à luz solar. P
Hipertensão
Quem tem possui um risco maior de ter insuficiência cardíaca, enfarte e derrame.