O médico cardiologista Roberto Yano elaborou uma lista de sete doenças comuns que ocorrem após os 50 anos.
Doenças cardiovasculares
As doenças cardiovasculares matam muito mais do que todos os tipos de cancro juntos, e passam a ser mais prevalentes nas pessoas com mais de 50 anos de idade. Estão englobadas neste grupo a hipertensão, o infarte, o derrame cerebral e a insuficiência cardíaca. Com o envelhecimento, as artérias vão endurecendo e a pressão arterial tende a aumentar. O sedentarismo, a obesidade, o tabagismo e uma alimentação inadequada também podem favorecer o aparecimento precoce e até o agravamento dessas doenças. Por isso, o ideal é manter sempre os exames cardiológicos em dia, ter uma alimentação equilibrada, fazer exercícios físicos regulares, parar de fumar e manter-se no peso ideal.
Diabetes Mellitus Tipo 2
Essa doença tem muito a ver com a má alimentação, um estilo de vida inadequado, mas também tem relação com a hereditariedade. A diabetes ocorre quando temos uma baixa produção ou uma má absorção de insulina, que é a hormona que regula a glicose no sangue. Os sinais mais comuns de diabetes são a sede e a fome em excesso, fraqueza, perda de peso, urinar várias vezes ao dia, e em alguns casos ter náuseas, vómito e até coma.
Alzheimer
Geralmente atinge pessoas acima dos 60 anos de idade. No início são sinais de leve esquecimento, sobretudo das memórias mais recentes e depois pode agravar-se. Uma pessoa acometida de Alzheimer pode ter nos estágios mais avançados dificuldades até para tomar banho, por exemplo. O idoso deixa de ser independente e passa a depender de pessoas para fazer coisas simples, do dia a dia.
Osteoporose
Atinge mais as mulheres do que os homens. Assenta na diminuição da massa óssea e nas mulheres, e acontece principalmente após a menopausa. As pessoas acometidas por ela passam a ter ossos mais fracos, ficando mais vulneráveis a fraturas. A densitometria óssea avalia a densidade da massa óssea. Além das mulheres pós-menopausa e idosos, pode ser solicitada para fumantes, pessoas que usam corticoide e pessoas muito magras. Fazer exercício físico, incluindo a musculação, vão ajudar e muito na prevenção dessa doença.
Depressão
A depressão é mais comum em pacientes idosos, mas os sintomas nessa faixa etária, por muitas vezes, não são sintomas típicos, pelo que é preciso estar atento para dos sintomas iniciais. O idoso muitas vezes não demonstra tristeza, pode ocorrer uma falta de ânimo em fazer as coisas, falta de interesse, ou sentir-se mais cansado que o habitual. Além da depressão, pessoas dessa faixa etária podem ter mais crises de ansiedade.
Catarata
Caracterizada pela visão mais opaca, a doença aparece com o envelhecimento, ou pode ser provocada por uma exposição inadequada à luz solar. Pode aparecer mais precocemente e com perda de visão mais rápida nos doentes com diabetes.
Hipertensão Arterial
É a doença mais prevalente nas pessoas acima dos 50 anos. Quem não a trata a hipertensão de forma correta, tem um risco maior de ter insuficiência cardíaca, infarte, derrame. Esta é uma doença que não dá sintomas. Por isso, é importante o acompanhamento clínico e fazer os exames de rotina com um cardiologista. Além disso, alimentar-se bem, fazer exercícios, não fumar e perder peso se necessário são importantes medidas para proteger o coração.