A vitamina D é necessária no organismo para regular a quantidade de cálcio e de fosfato no corpo. Elementos que são fundamentais para a manutenção saudável dos dentes, músculos e ossos saudáveis.
Este nutriente também desempenha um papel essencial no crescimento das células, no funcionamento do sistema imunitário, na redução dos índices de inflamação e na regulação da tensão arterial.
Ora, uma maneira natural e eficaz de adquirir vitamina D é a exposição à luz solar, em moderação. Para evitar que a pele sofra, em casos de excesso, existem, também, certos alimentos que são ricos nesta vitamina.
Assim, a vitamina D está presente sobretudo em cinco tipos de alimentos: carne vermelha, fígado, gema de ovo, manteiga, margarina e peixes gordos (como o arenque, cavala, salmão sardinhas).
Sugere-se a inclusão deste tipo de alimentos na dieta, especialmente, para quem tem problemas em estar em contacto com a luz solar, de forma a prevenir o aparecimento de doenças como a deformidades nos ossos, raquitismo e osteomalacia.
Em seguida, ficam alguns sintomas de que o seu organismo está necessitado de vitamina D, como:
– Alterações no humor;
– Dor crónica;
– Enfraquecimento dos ossos;
– Exaustão;
– Fraqueza dos músculos;
– Infertilidade;
– Pressão alta.