Comer carne vermelha em excesso pode causar mais rugas a longo prazo. MITO.
As rugas estão relacionadas com as características genéticas e hábitos de vida. Uma dieta equilibrada ajuda, mas nenhum alimento, isoladamente, é capaz de causar ou prevenir as linhas de expressão.
Botox é a solução para qualquer tipo de ruga. MITO.
A toxina é parte importante do arsenal terapêutico de um dermatologista, mas não é a única solução. Medicações dermocosméticos e procedimentos como peelings e lasers, além dos cuidados domiciliares, também fazem parte do tratamento.
Forçar os olhos para ver causa pés de galinha. PARCIALMENTE VERDADE
Em pessoas mais velhas, com perda de colágeno, “apertar” a região em volta dos olhos para ver, contraindo os músculos perioculares, acaba “dobrando” a pele e pode contribuir para piorar as rugas nessa região.
Pés de galinha são hereditários. PARCIALMENTE VERDADE.
Os “pés de galinha” são aquelas rugas da região periocular. Como todas as rugas de expressão, estão relacionadas com contração muscular. Mas características, como o fototipo da pele, são geneticamente herdadas e fatores genéticos influenciam no aparecimento das rugas.
Beber pouca água pode provocar rugas no rosto. Mito.
Como já foi dito, nenhum elemento isoladamente está relacionado ao aparecimento das rugas.
Máscaras e cremes faciais não são recomendadas para o tratamento de rugas. VERDADE.
As rugas tem um componente estrutural que não é alcançado pelas máscaras e cremes, mas esses tópicos ajudam no cuidado geral com a pele. Portanto, máscaras e cremes faciais podem ajudar na hidratação, na ação antioxidante, homogeneização da coloração e no aspeto superficial da pele.