Partilhar

Sesta. Dormir ou não dormir, eis a questão

Muitas pessoas pensam que as sestas são um sinal de preguiça, mas, considerando as longas horas que a maioria das pessoas trabalha, não é de surpreender que muitas pessoas tenham privação de sono.

19 Agosto 2021
Forever Young

Todos nós temos a tentação de dormir um pouco no sofá a meio da tarde, ou pensamos em colocar a cabeça na mesa do escritório e entrar na terra dos sonhos.

Muitas pessoas pensam que as sestas são um sinal de preguiça, mas, considerando as longas horas que a maioria das pessoas trabalha, não é de surpreender que muitas pessoas tenham privação de sono.

Assim sendo, as sestas são a resposta que procuramos para nos ajudar a superar a crise do meio-dia e também melhorar a função diária?

Existem prós e contras quando se trata de dormir a sesta. À primeira vista é de supor que a sesta vai interromper o ciclo de sono. Segundo a Clínica Mayo, embora sestas curtas devam ter pouco efeito, dormir durante a tarde pode resultar em problemas de sono noturno, especialmente para aqueles que sofrem de insónias. As sestas podem causar a inércia do sono, resultando num acordar grogue e desorientado.

Dormir durante o dia também pode resultar em maus hábitos de sono. Dr. Ralph Downey III, do Centro de Distúrbios do Sono, disse à Health; “Mesmo uma “power nap” reduz o sono noturno. A soneca torna-se nada mais do que outro episódio de sono fragmentado”.

Dito isto, há alguns benefícios em dormir a sesta também. Um especialista em sono discutiu este tema com o Huffington Post, revelando que os cochilos poderiam melhorar a função diária.

O especialista observa que foram testadas pequenas sestas durante o dia para reduzir os incidentes de erros no local de trabalho e, que, muitas vezes, podem melhorar a atenção, a concentração e o desempenho. Muitas vezes, depois de uma soneca, as pessoas sentem-se com um melhor humor, portanto, uma soneca tem efeitos que aumentam a boa-disposição e pode ajudar a controlar o stress.

Existem algumas coisas importantes a lembrar quando se vai dormir uma sesta. A duração da sesta não deve exceder os 20 minutos, e o MayoClinic sugere que os cochilos durem cerca de 10 a 20 minutos. A razão para isso é que, quanto mais um indivíduo tira um cochilo, maior a probabilidade de acordar a sentir-se grogue. Isto ocorre porque as sestas mais longas resultam em um estágio mais profundo do sono.

As sestas também devem acontecer no início do dia. A MayoClinic diz que as sestas devem acontecer antes das 15h, enquanto o Huffington Post sugere que a melhor hora para tirar uma soneca é antes das 14h. As razões são as mesmas; dormir mais tarde afetará o seu descanso noturno.

A maioria das pessoas já sabe que dormir num quarto escuro e fresco pode melhorar a qualidade do sono, e as mesmas condições repousantes devem ser aplicadas às sestas. De acordo com o Huffington Post, sequiser tirar uma soneca, tente fazê-lo na sua cama ou encontre um lugar onde possa recostar-se. Use uma máscara para bloquear a luz que entra na sala, se não estiver escura o suficiente.

Por fim, é importante perceber que a fadiga pode ser um sinal de uma condição médica subjacente, distúrbio mental ou resultado de medicamentos prescritos. Se estiver a sofrer de fadiga extrema durante o dia, é recomendável entrar em contacto com um médico.

Mais Recentes

Coliseu Porto Ageas celebra a Liberdade com JP Simões a cantar José Mário Branco

há 5 minutos

Provas de vinhos, paisagens únicas e contacto com a natureza: propostas para fugir à rotina

há 1 hora

Óbito: Morreu o cantor Nuno Guerreiro

há 19 horas

Planta da prosperidade: venha conhecê-la e saber como a usar

há 19 horas

Óbito: Morreu Roberto Carlos (não o verdadeiro, mas o seu sócia)

há 19 horas

Hiperglicemia: conheça a condição que levou à morte da atriz Michelle Trachtenberg

há 19 horas

Se tinha planos para ir à praia esta Páscoa esqueça: chuva e frio vão marcar presença nesta época festiva

há 19 horas

Opinião: «Como é que os critérios de qualidade em endoscopia digestiva afetam a prática clínica?», Ricardo Küttner Magalhães, médico gastrenterologista

há 20 horas

Envelhecimento saudável pode dar 0,4 pontos percentuais a crescimento do PIB mundial

há 20 horas

Investigadores portugueses mais perto de nova imunoterapia contra cancro colorretal

há 20 horas

Pedidos de autodeclarações de doença aumentam, totalizando 888 mil desde 2023

há 20 horas

Abertas 579 vagas para médicos de família, 97 para zonas carenciadas

há 20 horas

Governo assinou 90 contratos para criar 3.300 camas de cuidados continuados e paliativos

há 20 horas

Fisco alerta para emails e SMS fraudulentos que estão a ser enviados a contribuintes

há 20 horas

Os 5 alimentos da Páscoa que são perigosos para o seu cão

há 20 horas

4 signos que vão sentir um alívio financeiro até ao fim do mês de abril

há 21 horas

Celebrar 50 anos: dicas para planear uma festa inesquecível

há 22 horas

Importa esclarecer: tem a certeza que sabe aplicar (bem) o protetor solar?

há 23 horas

Lembra-se dos Chuck Taylor All Star XX-Hi? Os All Star de cano longo estão de volta

há 23 horas

O mais recente ícone de moda da terceira idade tem mais de 80 anos

há 23 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.