Sesta. Dormir ou não dormir, eis a questão

Muitas pessoas pensam que as sestas são um sinal de preguiça, mas, considerando as longas horas que a maioria das pessoas trabalha, não é de surpreender que muitas pessoas tenham privação de sono.

Todos nós temos a tentação de dormir um pouco no sofá a meio da tarde, ou pensamos em colocar a cabeça na mesa do escritório e entrar na terra dos sonhos.

Muitas pessoas pensam que as sestas são um sinal de preguiça, mas, considerando as longas horas que a maioria das pessoas trabalha, não é de surpreender que muitas pessoas tenham privação de sono.

Assim sendo, as sestas são a resposta que procuramos para nos ajudar a superar a crise do meio-dia e também melhorar a função diária?

Existem prós e contras quando se trata de dormir a sesta. À primeira vista é de supor que a sesta vai interromper o ciclo de sono. Segundo a Clínica Mayo, embora sestas curtas devam ter pouco efeito, dormir durante a tarde pode resultar em problemas de sono noturno, especialmente para aqueles que sofrem de insónias. As sestas podem causar a inércia do sono, resultando num acordar grogue e desorientado.

Dormir durante o dia também pode resultar em maus hábitos de sono. Dr. Ralph Downey III, do Centro de Distúrbios do Sono, disse à Health; “Mesmo uma “power nap” reduz o sono noturno. A soneca torna-se nada mais do que outro episódio de sono fragmentado”.

Dito isto, há alguns benefícios em dormir a sesta também. Um especialista em sono discutiu este tema com o Huffington Post, revelando que os cochilos poderiam melhorar a função diária.

O especialista observa que foram testadas pequenas sestas durante o dia para reduzir os incidentes de erros no local de trabalho e, que, muitas vezes, podem melhorar a atenção, a concentração e o desempenho. Muitas vezes, depois de uma soneca, as pessoas sentem-se com um melhor humor, portanto, uma soneca tem efeitos que aumentam a boa-disposição e pode ajudar a controlar o stress.

Existem algumas coisas importantes a lembrar quando se vai dormir uma sesta. A duração da sesta não deve exceder os 20 minutos, e o MayoClinic sugere que os cochilos durem cerca de 10 a 20 minutos. A razão para isso é que, quanto mais um indivíduo tira um cochilo, maior a probabilidade de acordar a sentir-se grogue. Isto ocorre porque as sestas mais longas resultam em um estágio mais profundo do sono.

As sestas também devem acontecer no início do dia. A MayoClinic diz que as sestas devem acontecer antes das 15h, enquanto o Huffington Post sugere que a melhor hora para tirar uma soneca é antes das 14h. As razões são as mesmas; dormir mais tarde afetará o seu descanso noturno.

A maioria das pessoas já sabe que dormir num quarto escuro e fresco pode melhorar a qualidade do sono, e as mesmas condições repousantes devem ser aplicadas às sestas. De acordo com o Huffington Post, sequiser tirar uma soneca, tente fazê-lo na sua cama ou encontre um lugar onde possa recostar-se. Use uma máscara para bloquear a luz que entra na sala, se não estiver escura o suficiente.

Por fim, é importante perceber que a fadiga pode ser um sinal de uma condição médica subjacente, distúrbio mental ou resultado de medicamentos prescritos. Se estiver a sofrer de fadiga extrema durante o dia, é recomendável entrar em contacto com um médico.

Ler Mais
Artigos relacionados
Comentários
Loading...