Partilhar

Sete hábitos de higiene que colocam a saúde em risco

Também deve evitar inserir objetos nos ouvidos ou limpar as unhas com objetos estranhos.

24 Março 2025
Forever Young

Uma das alíneas mais importantes para manter uma boa saúde é a higiene, pelo que é essencial ter extremo cuidado com gestos que a princípio podem parecer inocentes.

«Embora pareçam inofensivos, podem trazer consequências sérias», assegurou a farmacêutica Debbie Grayson ao The Sun.

Alguns hábitos perigosos para a saúde

Meter o dedo no nariz
Este hábito , típico de crianças (e adultos), tem perigos: «A pele dentro do nariz é delicada e tem um grande suprimento de vasos sanguíneos que ficam próximos da superfície» diz Grayson. Mexer ali com frequência pode danificar a pele e os vasos sanguíneos, além de aumentar o risco de sangramento nasal. Além disso, os dedos carregam germes e quando se faz isso passam-se esses germes para as narinas. Isso pode levar a infeções bacterianas, como vestibulite nasal, infeção de pele à volta das narinas ou condições mais sérias, como infeções nos seios nasais.

E vice-versa: tocar noutras superfícies ou mesmo na boca e nos olhos depois de mexer no nariz pode espalhar vírus ou bactérias , aumentando o risco de doenças como gripe.

Espirrar para a mão
«Espirrar para as mãos pode não capturar todas as gotículas ; algumas podem passar entre os dedos porque as bactérias e os vírus são minúsculos», diz Debbie Grayson. As mãos são uma das principais formas de propagação de germes, pelo que quando se espirra transferem-se vírus ou bactérias diretamente para as palmas das mãos.

Usar sapatos em casa
Em muitos países do norte da Europa e da Ásia, é costume tirar os sapatos ao entrar em casa, mesmo na casa de outra pessoa. Os sapatos podem acumular uma grande variedade de bactérias, germes e outras substâncias desagradáveis. Entre as bactérias que podemos levar para dentro de casa estão a E. coli , que pode causar infeções intestinais, assim como a bactéria Clostridium difficile, que pode causar diarreia.

Colocar os sacos em cima das superfícies
Quando chega a casa vindo do supermercado tem o hábito de colocar os sacos de compras na mesa de jantar ou no balcão? Errado, não o volte a fazer. Esses sacos podem ter entrado em contato com germes e outras substâncias. O mesmo deve ser aplicado a carteiras e michilas.

Limpar as orelhas com cotonete
Usar os dedos ou cotonetes para limpar os ouvidos pode aumentar o risco de danificar os componentes delicados do ouvido, especialmente o tímpano, uma membrana extremamente fina. Isso também aumenta o risco de empurrar a cera para dentro do ouvido e bloqueá-lo ainda mais, o que pode aumentar o risco de zumbido.

Remover pelos das pestanas
Arrancar as pestanas repetidamente pode fazer com que elas fiquem fracos, quebradiças ou caiam. E se fizer isso com as mãos ou unhas sujas, pode causar infeções. Alguns exemplos são blefarite, inflamação da pálpebra, conjuntivite, uma infeção da membrana transparente que cobre a pálpebra e o globo ocular.

Limpar as unhas com cartões
Quando vemos alguma sujidade sob as unhas, podemos recorrer à primeira coisa que encontramos para limpá-las, como as bordas de um cartão de crédito ou de um documento de identidade. Não só pode cortar-se como também corre o risco de introduzir bactérias na área, aumentando o risco de infeção.

Mais Recentes

Caloura Hotel Resort e Hotel do Caracol distinguidos com o selo HEART “We Care”

há 3 horas

Restaurante Bistrô4 Celebra Páscoa com brunch Especial

há 3 horas

Nem a Zara nem a Louis Vuitton: esta é a marca que lidera o setor da moda

há 4 horas

Lembra-se de Patrícia Pillar? Atriz brasileira já tem 61 anos

há 4 horas

Falta de vitamina D dá sono? A resposta dos especialistas

há 4 horas

Não fique para trás: 10 dicas para tirar fotos com o seu telemóvel

há 5 horas

Testosterona: o que é e qual a importância para a saúde masculina

há 5 horas

Cremes clareadores estão a mudar a vida das mulheres com mais de 50

há 5 horas

«Se quer viver até aos 100 anos siga estes hábitos», aconselham especialistas

há 6 horas

Unhas postiças: 3 dicas simples para as retirar

há 6 horas

Óbito: Morreu Francisco Guedes, criador do festival literário Correntes d’Escritas

há 6 horas

Inove o visual: cortes de cabelo curto para mulheres de 50 anos(ou mais)

há 7 horas

«Pessoas que cresceram com pais rígidos têm estes 5 hábitos», refere psicóloga

há 7 horas

Óbito: Morreu o tenista espanhol Joan Aguilera

há 7 horas

5 fatores que podem provocar o esquecimento

há 7 horas

5 dicas de beleza e bem-estar: cabelo bonito depois dos 50

há 8 horas

Uma mão cheia de dicas para um almoço saudável

há 9 horas

8 mitos que convém esclarecer sobre o ácido hialurónico

há 9 horas

4 dicas para viver mais leve e evitar o stress

há 10 horas

Lembra-se de Joana Solnado? Saiba o que é feito da atriz

há 10 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.