10 alimentos com quase zero calorias (alguns deles podem surpreender)

Quando se trata da sua alimentação, saiba que com algumas pequenas escolhas mais saudáveis poderá sentir uma grande diferença no seu bem-estar, sobretudo se estiver a seguir uma dieta.

Para quem está a cumprir uma dieta rigorosa com o objetivo de reduzir alguns quilinhos extra, o planeamento das refeições poderá ser uma perspetiva assustadora. É certamente difícil para a maioria ter a criatividade e capacidade de imaginar diariamente refeições incríveis que sejam simultaneamente pouco calóricas.

A verdade é que normalmente acabamos por utilizar os ingredientes habituais, fáceis de confecionar, que sabemos serem saudáveis. Os nossos dias podem passar a terminar com uma habitual e aborrecida rotina preenchida de saladas e sopas. Alfaces, tomate, cenoura e nada de molhos…

Existe, no entanto, uma grande variedade de ingredientes com quase zero calorias e numerosas vantagens nutricionais. A Buenavida (revista do El País), consultou recentemente a Base de Dados Espanhola de Composição de Alimentos e criou uma listagem de 25 alimentos com menos de 40 calorias por 100 gramas – limite definido pela Autoridade Europeia de Segurança Alimentar para declarar um alimento baixo em energia.

Consulte em baixo 10 desses ingredientes saudáveis que não deverá deixar de fora das suas próximas refeições.

  1. Morangos e framboesas, um prazer antioxidante

Apesar do sabor inconfundível destas guloseimas da natureza, existem inúmeros benefícios associados a estes alimentos. Para além do alto teor de fibra, 100 gramas de morangos contêm mais vitamina C que uma laranja por exemplo. O melhor que tudo é que esta dose (100g) de morangos ou framboesas, têm apenas 36 e 38 calorias, respetivamente.

  1. Funghi: o feiticeiro do sol

O cogumelo mais famoso do mundo tem apenas 14 calorias por 100 gramas. Contém ainda uma substância chamada ergosterol que, em contacto com a luz do sol no Outono, transforma-se numa fonte de vitamina D.

  1. Acelga, quase como comer água

Esta hortaliça é composta por 94,4% de água. Assim, é normal que forneça apenas 21 quilocalorias por 100 gramas de porção comestível. Este ingrediente é ainda rico em Ferro e ácido fólico, dois agentes essenciais para a saudável formação de glóbulos vermelhos e brancos.

  1. Repolho Roxo, para deixar as suas refeições mais leves

Em muitas localidades, sobretudo em Espanha, é clássico cozinhá-lo no Natal. Esta é uma altura caracterizada por inúmeros excessos alimentares, no entanto este tipo de couve tem apenas 18 quilocalorias por 100 gramas de porção comestível.

  1. Couve-flor cozida

Simples, mas segura. Tem apenas 27 quilocalorias e mais de 90% dela é água. Ao cozinhar, tempere com um pouco de azeite virgem extra para lhe dar um excelente sabor.

  1. Feijão verde

Por mais atarefado que seja o seu dia, há sempre tempo para usar feijão verde em conserva ou congelado. É uma opção rápida e leve, tem apenas 12 quilocalorias por cada 100 gramas. De preferência opte por vagens congeladas e não em conservas, pois muitas vezes estas últimas apresentam índices elevados de sal.

  1. Melancia

Os benefícios desta fruta são desde há muito tempo conhecido por todos. Não será por acaso que inclusive apareciam nos hieróglifos egípcios, há mais de 3.500 anos. Com 95% do seu peso ser água, esta é a fruta que contém mais líquido, sendo assim uma excelente sobremesa para o calor que se faz sentir no verão em Portugal.

  1. Cebola

É um ingrediente-chave na nossa gastronomia mediterrânica. É usado em inúmeros pratos, e como base de diversas receitas essências da nossa Cozinha. O destaque dos seus benefícios vai para o seu alto teor de antioxidantes, conhecidos por flavonoides. O modo de confeção deste ingrediente não lhe retira as suas qualidades e não altera substancialmente o seu valor calórico. O alimento em cru tem cerca de 26 calorias, assado tem 38 e o fervido apenas 18.

  1. Endívia

Na verdade, este alimento é uma variedade da chicória, tendo sido descoberta por agricultores belgas em 1850, quando estes perceberam que podiam fazer surgir raízes da planta ao armazena-la sob certas condições de temperatura e humidade.

Este é um alimento rico em fibras e nutrientes. Quantos às calorias, comer endívias é quase como não comer… já que elas têm apenas 9 calorias por cada 100 gramas.

  1. A clássica laranja

Apesar de ter apenas 38 calorias, a laranja é sobretudo conhecida como fonte de vitamina C. Uma só laranja oferece a dose diária recomendada deste tipo de vitamina. O que muitos esquecem normalmente é que esta fruta perde bastante da sua fibra se for ingerida em forma de sumo. O teor de açúcar também aumenta dado que um copo de sumo pode ter presente o açúcar correspondente a mais de 3 laranjas. O melhor é mesmo comer esta fruta por inteiro.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Ler Mais
Artigos relacionados
Comentários
Loading...

Multipublicações

Marketeer
Lego lança minissérie no YouTube
Automonitor
Portugal a caminho de bater recorde de produção anual