Também chamada de doença de Willis-Ekbom, a síndrome das pernas inquietas é uma condição peculiar, onde a pessoa sente um desejo irresistível de movimentar as pernas e acaba mexendo-as involuntariamente. Os braços também podem ser movimentados em pessoas diagnosticados com essa condição.
A síndrome das pernas inquietas acontece mais comumente quando a pessoa está em momentos de repouso, quando está sentada durante um certo período de tempo, ou durante a noite.
A condição pode afetar a qualidade do sono.
Geralmente, a vontade de movimentar as pernas só acontece quando a pessoa está deitada ou sentada. Quando se levanta, caminha ou alonga os membros, essa necessidade desaparece temporariamente.
Ainda não se sabe exatamente qual é a causa da síndrome das pernas inquietas, mas os médicos acreditam que essa condição pode estar de alguma forma relacionada com uma deficiência de ferro, além de outras condições médicas.
Sintomas da síndrome das pernas inquietas
– vontade forte e incontrolável de movimentar as pernas quando se está sentado em repouso ou deitado, durante à noite;
– sensação forte de desconforto caso as pernas não sejam movimentadas;
– movimento de pernas que acontece durante o sono, como chutos e outros movimentos involuntários que impedem que a pessoa consiga repousar durante o sono;
– formigamento, fisgadas e dores nas pernas;
– pontadas.