Os “Reencontros – Memórias Musicais no Palácio de Sintra” tem direção artística de Massimo Mazzeo e regressam ao Palácio Nacional de Sintra. De 4 a 25 de maio, vão atuar alguns dos mais conceituados intérpretes e agrupamentos internacionais especializados nos repertórios medieval e renascentista.
O Palácio Nacional de Sintra recebe em estreia, neste ciclo, concertos dos históricos Ensemble La Fenice (criado em 1990) e Ensemble Clément Janequin, fundado em 1978. A quinta edição dos “Reencontros” conta ainda com a participação do Ensemble Arte Musica e de um agrupamento encabeçado pelo consagrado tenor de música antiga italiano Marco Beasley.
O ciclo “Reencontros” tem início no dia 4 de maio, com um programa dedicado à música veneziana, que recria a cerimónia de coroação dos doges, conduzido pelo Ensemble La Fenice, com direção de Jean Tubéry. No sábado seguinte (dia 11), a canção francesa do século XVI sobe a palco, num concerto dirigido por Dominique Visse. Também pode assistir a um programa repleto de humor colocado sob o signo do epicurismo, com o elogio dos prazeres, do amor, do vinho, ou seja, uma celebração da boa vida.
No sábado, 18 de maio, chega de Itália o Ensemble Arte Musica, com um programa que apresenta obras de dois notáveis compositores da época conhecida por Maneirismo: Sigismondo d’India e Claudio Monteverdi. Os Arte Musica propõem ilustrar a transição do estilo “antigo” (polifónico) para o estilo “moderno” do canto acompanhado e da nova técnica do “recitar cantando”, de certa forma precursora da ópera.
Este ciclo musical, que é uma iniciativa conjunta da Parques de Sintra e do Centro de Estudos Musicais Setecentistas em Portugal (CEMSP), chega ao fim no dia 25 de maio, com o tenor Marco Beasley a dirigir um ensemble multinacional num programa que celebra a civilização mediterrânea através das formas musicais de dança típicas do sul de Itália durante o século XVI.
Para mais informações online pode consultar aqui e também já estão disponíveis bilhetes nos sítios habituais e online.