O final do ano é a altura de reflexões e também de um momentos mais aguardados pelos fãs da música em todo o mundo, com a revelação do Wrapped do Spotify. A maior empresa de streaming de áudio do mundo revela hoje os artistas, as músicas, álbuns e podcasts mais ouvidos entre os 574 milhões de consumidores da plataforma em 2023, bem como novas experiências personalizadas para cada utilizador.
As preferências dos portugueses
Pela primeira vez na história do Wrapped em Portugal, a música mais ouvida do ano pertence a uma artista feminina portuguesa. “Como Tu (feat. Ivandro)” de Bárbara Bandeira é a canção que os portugueses mais ouviram durante 2023, seguida de “Tá OK” de DENNIS e “Nosso Quadro” de AgroPlay, na terceira posição. “Chakras” de Ivandro ocupa o quarto lugar, com “Coração de Gelo” de WIU a encerrar o pódio.
“No ano em que lanço o meu primeiro álbum, ter a canção mais ouvida do ano é a maior recompensa, e o maior sinal de que este é o caminho certo.”, afirma Bárbara Bandeira. “Faço música para as pessoas e o facto de elas me escolheram é o maior prémio que posso receber. Obrigado a quem já cá estava e a quem chegou agora.
Ano novo, vida nova. Em 2023, os portugueses têm uma nova artista internacional preferida. Taylor Swift, sobe ao primeiro lugar após ter ficado na terceira posição no ano passado, seguida de The Weeknd, o líder de 2022, e Drake, o líder do Wrapped 2021. O top 5 encerra com a presença do artista português T-Rex, em quarto lugar, e Bad Bunny. Este ano há 7 artistas portugueses no top 20, quando em 2022 não havia nenhum artista local.
Em relação aos álbuns preferidos dos portugueses na plataforma, o primeiro lugar pertence ao português T-Rex com “COR D’ÁGUA”. No segundo lugar está “Dos Prédios Deluxe” de Veigh e no terceiro está “Starboy” de The Weeknd. O top 5 fecha com “Un Verano Sin Ti” de Bad Bunny e “Heartbreak & Other Stories” do português Richie Campbell.
“Dormir para sonhar, acordar para realizar. Obrigado a todos por me lembrarem de riscar a primeira palavra da faixa número 2 do álbum COR D+ÁGUA. É possível”, afirma T-Rex.
A música nacional continua a crescer
Entre os artistas portugueses mais ouvidos, o pódio é assim liderado por T-Rex, que tinha ficado na quarta posição no ano passado, seguido de Ivandro, líder em 2023, Plutonio, em terceiro lugar, e Wet Bed Gang e Julinho Ksd, a fechar o top 5.
“Como Tu (feat. Ivandro)” de Bárbara Bandeira é a música portuguesa mais ouvida do ano em Portugal, seguida de “Chakras” de Ivandro e Julinho Ksd, e “CASA” de D.A.M.A e Buba Espinho na terceira posição desta lista. Relativamente ao ano passado, os utilizadores portugueses consumiram mais 42% de música local, com 7 músicas portuguesas no top 20 quando em 2022 eram apenas 2.
O panorama internacional
À semelhança do Top nacional, Taylor Swift, lidera o top global, substituindo Bad Bunny, que ocupa agora a segunda posição, após ter liderado o Wrapped mundial durante 3 anos consecutivos. Em terceiro lugar está The Weeknd, Drake ocupa a quarta posição e Peso Pluma encerra o pódio.
No que diz respeito às músicas mais ouvidas globalmente, o prémio vai para Miley Cyrus com “Flowers”, seguida de SZA com “Kill Bill” e Harry Styles com “As It Was”, que foi o líder desta categoria em 2022. “Seven (feat Latto)” de Jung Kook e “Ella Baila Sola” de Eslabon Armado ocupam a quarta e quinta posições, respetivamente.
Os podcasts mais ouvidos em Portugal e no mundo em 2023
Com um consumo cada vez mais elevado e com uma maior diversidade de conteúdos, quer nacionais bem como internacionais, os podcasts voltaram a assumir um lugar de destaque no consumo de áudio no Spotify.
Sem grandes supresas, o troféu de podcast mais ouvido em Portugal volta a ir para Joana Marques, que diverte os portugueses de segunda a sexta-feira na Rádio Renascença, com “Extremamente Desagradável”. O novo podcast de Bruno Nogueira, “isso não se diz”, estreia-se na segunda posição, com “Isto é Gozar Com Quem Trabalha”, apresentado todos os domingos na SIC por Ricardo Aráujo Pereira, a fechar o top 3.
A nível global, o top é novamente liderado pelo podcast americano “The Joe Rogan Experience”, seguido por “Call Her Daddy” de Alex Cooper, e “Huberman Lab” de Scicomm Media.