Os subsídios de desemprego, parental, doença e reforma são os que geram mais reclamações dos cidadãos contra a Segurança Social. Falta/demora na resposta, atraso no pagamento, solicitação indeferida e erro nos valores são os principais motivos apontados pelos contribuintes. Contudo, no ano passado, o número de casos reportados no Portal da Queixa registou uma descida de 9%, face a 2022.
A Segurança Social é uma das entidades públicas que mais reclamações recebe dos portugueses no Portal da Queixa. Contudo, em 2023, o organismo registou uma descida no número de ocorrências publicadas pelos contribuintes na plataforma. No ano passado, foi registado um total de 1.136 reclamações, o que indica uma redução na ordem dos 9% em comparação com o ano de 2022, onde se observaram 1.248 queixas.
Segundo aferiu a análise, a tendência decrescente parece manter-se em 2024. De janeiro a 7 de fevereiro deste ano, o Portal da Queixa contabilizou já 118 reclamações dirigidas à Segurança Social, sendo que, no mesmo período homólogo de 2023, verificaram-se 158 participações e, em 2022, foram registadas 170.
Este ano, entre os apoios/subsídios mais reclamados pelos contribuintes, estão no topo da tabela: o subsídio de desemprego, a ocupar uma fatia de 22.2% das queixas, seguindo-se o subsídio parental, a recolher 12.7% das reclamações e o subsídio de doença, a gerar 12,3%.
A reforma é o quarto apoio da Segurança Social mais visado pelos portugueses, a absorver 11,1% das reclamações. Já o complemento solidário para idosos, acolhe 7,9% das participações registadas. A pensão de sobrevivência e a prestação social para a inclusão, pesam, cada uma, 4.8% das queixas.
De acordo com os dados do Portal da Queixa, entre os principais motivos de reclamação, em 2024, estão: Falta/Demora para responder (43.6%); Atraso no pagamento (19.8%); Solicitação indeferida (14.9%); Erro nos valores (11.9%); Mau atendimento (5%) e Problemas na obtenção do NISS (4%).
Segurança Social com baixos indicadores de performance
Apesar da redução do número de reclamações dirigidas à Segurança Social, a entidade continua a registar no Portal da Queixa baixos indicadores de performance no que se refere à resposta dada aos problemas que lhe são reportados pelos cidadãos. A entidade tem um Índice de Satisfação (IS) avaliado pelos consumidores em 14.8 (em 100), uma Taxa de Resposta de 13.3% e uma Taxa de Solução de 13.8%. A reputação da entidade é “Insatisfatória”.