Partilhar

Tailândia prepara-se para a celebração do Ano Novo Chinês

As celebrações em todo o país ganham vida, sobretudo em Yaowarat, em Banguecoque, e em locais com comunidades chinesas significativas, como Phuket, Nakhon Sawan e Chiang Mai.

22 Janeiro 2025
Sandra M. Pinto

O Ano Novo Chinês ou Festival da Primavera, celebrado a 29 de janeiro, é um dos feriados mais festejados em todo o mundo. Na Tailândia, esta ocasião ganha vida com uma fusão entre a cultura tailandesa e chinesa. Com uma grande população de descendentes de tailandeses e chineses, as celebrações são repletas de grande entusiasmo, principalmente em Yaowarat, em Banguecoque, na Chinatown da cidade, e em províncias com comunidades chinesas significativas, como Phuket, Nakhon Sawan e Chiang Mai.

A imigração chinesa para a Tailândia começou em força no século XIX. Vagas de migrantes chineses procuraram este destino em busca de melhores oportunidades económicas. Hoje, os seus descendentes formam parte integrante do tecido cultural tailandês e o Ano Novo Chinês é uma manifestação desta rica herança partilhada. Esta simbiose única de culturas é evidente na forma como o festival é celebrado, tornando-o numa fusão cultural muito rica.

A Yaowarat Road, em Banguecoque, é o coração das celebrações do Ano Novo Chinês na Tailândia. Todos os anos, a rua transforma-se num animado festival, adornado com lanternas vermelhas, faixas e símbolos auspiciosos. O ambiente é eletrizante, com bancas de comida espalhadas pelas ruas que oferecem iguarias chinesas como o dim sum, pato assado e doces tradicionais como nian gao (bolo de arroz glutinoso).

O ponto alto da celebração é o grande desfile, com danças de leões e dragões, que se acredita afastarem os maus espíritos e trazerem boa sorte. O ritmo dos tambores, gongos e címbalos enche o ar, e as cores vibrantes dos trajes, especialmente o vermelho predominante, criam um espetáculo visual. O vermelho é um símbolo de boa sorte e alegria na cultura chinesa, e é por isso que os tailandeses e os turistas se juntam à diversão vestindo roupas vermelhas durante o festival.

Em Phuket, o festival do Ano Novo Chinês funde-se com o Festival Anual da Cidade Velha. A arquitetura sino-portuguesa é o pano de fundo de uma mistura de apresentações culturais, arte de rua e feiras gastronómicas. Em Nakhon Sawan, as festividades do Ano Novo Chinês são conhecidas pela sua grande escala, com um impressionante desfile de dragões. Já em Chiang Mai, o festival assume um tom mais sereno, com as famílias a oferecerem orações nos templos e em santuários chineses. Trata-se de uma celebração mais silenciosa, mas igualmente reverente.

Cada região dá o seu toque próprio ao evento, oferecendo aos visitantes experiências diversas. O Ano Novo Chinês na Tailândia não é apenas um momento de celebração, mas um interessante  reflexo da mistura harmoniosa de culturas que torna o país tão único.

Mais Recentes

Opinião: «Dia Mundial do Fígado: um apelo à prevenção e consciencialização»,

há 15 minutos

Brunch no Boshq disponível desde 17 euros

há 1 hora

Brunch especial do dia da Mãe é no Lisbon Marriott

há 2 horas

Celebre o Dia da Mãe com carinho e muitos mimos

há 3 horas

Páscoa à mesa: restaurantes celebram a data com propostas de excelência

há 4 horas

Este café é um tributo à força e determinação das mulheres

há 5 horas

5 destroços que todos os entusiastas do mergulho devem explorar

há 23 horas

Bensaude Hotels celebra 90 anos com foco na expansão

há 1 dia

O Boticário Gardénia Shop: uma experiência exclusiva para viver no Colombo

há 1 dia

Já pode pagar bilhetes de avião a prestações: saiba o que fazer

há 1 dia

Instituto de Socorros a Náufragos: ​operação arranca mais cedo para garantir segurança balnear na Páscoa

há 1 dia

Coliseu Porto Ageas celebra a Liberdade com JP Simões a cantar José Mário Branco

há 1 dia

Provas de vinhos, paisagens únicas e contacto com a natureza: propostas para fugir à rotina

há 1 dia

Óbito: Morreu o cantor Nuno Guerreiro

há 2 dias

Planta da prosperidade: venha conhecê-la e saber como a usar

há 2 dias

Óbito: Morreu Roberto Carlos (não o verdadeiro, mas o seu sócia)

há 2 dias

Hiperglicemia: conheça a condição que levou à morte da atriz Michelle Trachtenberg

há 2 dias

Se tinha planos para ir à praia esta Páscoa esqueça: chuva e frio vão marcar presença nesta época festiva

há 2 dias

Opinião: «Como é que os critérios de qualidade em endoscopia digestiva afetam a prática clínica?», Ricardo Küttner Magalhães, médico gastrenterologista

há 2 dias

Envelhecimento saudável pode dar 0,4 pontos percentuais a crescimento do PIB mundial

há 2 dias

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.