“Numa altura de incerteza, é importante que os portugueses tenham uma fonte de informação gratuita, credível e, acima de tudo, simples para consultar”. Quem o diz é Filipe Gomes, Managing Director do ComparaJá, e se está a aguardar pelos próximos tempos para comprar a sua primeira casa este artigo é para si – o ComparaJá lançou um guia prático e gratuito para todos os portugueses e aborda as questões mais pertinentes das novas medidas de apoio ao crédito habitação jovem.
Divulgado pelo governo no passado dia 10 de maio, o plano “Construir Portugal: Nova Estratégia para a Habitação” elencou um total de trinta medidas de forma a responder aos principais problemas da habitação em Portugal e a maior parte dessas ideias tem como público alvo efetivamente os mais jovens. Iniciando com uma explicação do atual paradigma da habitação em Portugal, abordando os temas da construção, do aluguer e da própria lei da oferta e da procura, o “Guia Medidas Habitação: Tudo o que já se sabe” surge aos portugueses como a principal referência e fonte de informação a ter em conta para saber mais sobre o assunto.
Nesse sentido, para o atual Managing Director do ComparaJá, Filipe Gomes, foi “tão lógico quanto importante focar o guia nas mais mediáticas ideias apresentadas” – a garantia pública na compra da primeira habitação, a isenção de dois importantes impostos (IMT e Imposto de Selo) e a Reformulação do Programa Porta 65 Jovem. A estratégia de desenvolver guias é já um costume para o ComparaJá, plataforma que se desafia sempre a combater a iliteracia financeira e a disponibilizar conteúdo aos portugueses, e este é “um mecanismo fundamental que encontrámos para levar ainda mais informação às pessoas”.
Os paradigmas do mercado imobiliário e do crédito habitação irão ter alterações significativas no futuro próximo e, por isso, é importante as pessoas terem conhecimento suficiente para se prepararem da melhor possível para as novas realidades que farão parte do dia a dia dos portugueses. É, por isso, importante ter em conta algum tipo de apoio especializado, e preferencialmente gratuito, que explique detalhadamente tudo o que há para saber – “os portugueses poderão sempre contar com o ComparaJá nestes momentos mais confusos e terão sempre uma resposta válida e credível seja através de uma chamada ou das nossas plataformas de comunicação e informação”.
Este guia tem inclusive uma parte de respostas às perguntas mais frequentes, é totalmente gratuito e está disponível aqui ou no site do ComparaJá.