<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

Tem mais de 50 anos? Esta instituição está à procura de voluntários para beberem vinho

4 Junho 2025
Forever Young

A Universidade de Navarra está à procura de voluntários para um estudo que pretende analisar os efeitos do consumo moderado desta bebida em adultos com mais de 50 anos. O objectivo é a cada dia beber um copo de vinho.

Chama-se UNATI (Iniciativa de Ex-Alunos da Universidade de Navarra) e vai acompanhar 10 mil pessoas entre os 50 e os 75 anos durante quatro anos, analisando o impacto do vinho (e de outras bebidas alcoólicas) em doenças cardíacas, cancro, saúde mental e mortalidade.

O projecto conta com o apoio do Conselho Europeu de Pesquisa, que disponibilizou 2,4 milhões de euros para financiar o fornecimento de vinho a 10 mil participantes ao longo de quatro anos. Actualmente, o estudo já reúne quatro mil voluntários, mas são ainda precisas mais seis mil inscrições até ao fim de Junho.

O estudo está aberto a homens entre os 50 e 70 anos e mulheres entre os 55 e 75, que vivam em Espanha e que já consumam pelo menos três bebidas alcoólicas por semana. Pessoas que não bebem ou que tenham problemas de saúde incompatíveis com o álcool não podem participar.

Os voluntários serão divididos em dois grupos: um será incentivado à abstinência total, enquanto o outro beberá vinho ou cerveja durante as refeições.

Os participantes terão acesso a cuidados médicos regulares, exames de acompanhamento e aconselhamento — a seguir ou não, conforme a decisão de cada um.

Os interessados que cumpram os requisitos podem registar-se aqui.