O mês de setembro é sinónimo de regresso ao trabalho, à escola e às responsabilidades. No fundo, do regresso à rotina que nos acompanha durante a maior parte do ano, mas que no verão acabamos por relaxar mais.
A nutricionista Catarina Augusto, que se aliou à Sport Zone no desafio de criar o maior meiinho do mundo no âmbito da campanha de regresso às aulas, sugere várias dicas para se adotar uma alimentação saudável e equilibrada, garantindo que se consome os nutrientes essenciais para o bem-estar e a estabilidade do corpo e da mente.
O pequeno-almoço é uma refeição essencial para que durante a manhã não se sinta fome. Assim, deve-se tomar um pequeno-almoço completo, equilibrado e variado, de forma a ganhar-se energia para enfrentar as atividades do dia-a-dia.
Planear as refeições e as marmitas pode ser um desafio, mas é uma das etapas mais importantes na implementação de uma rotina saudável. A especialista recomenda preparar e organizar lanches sempre com uma fonte de hidratos de carbono com qualidade, como a aveia e pão de centeio ou integral. Pode-se variar o recheio do pão com uma fonte de proteína, como queijo, ovo ou manteiga de amendoim, para saciar, e se possível, acompanhar sempre com uma peça de fruta.
Para se ter um estilo de vida saudável, deve-se ter sempre à mão uma garrafa de água, ou colocá-la num sítio visível, permitindo ganhar o hábito de se beber cerca de 1,5 litros de água por dia. A cor da urina deve ser sempre transparente, devendo-se beber mais água se a cor da urina for amarela.
Outra dica chave é fazer uma lista de compras antecipada. Os alimentos que temos em casa são aqueles que se consomem com alguma frequência. Para manter a despensa saudável e equilibrada, preferir alimentos frescos e da época e evitar comprar os que não fazem parte da rotina.
Nesta rentrée, a marca de retalho desportivo preferida dos portugueses reforça o seu incentivo à adoção de uma vida ativa e equilibrada, enquanto friendly coach para todos.