Tradições de Natal mais estranhas de sempre? Eis alguns dos exemplos mais curiosos

Esta época do ano é celebrada de muitas distintas – e peculiares – maneiras nas diversas regiões do globo.

Existem inúmeras razões para gostar do Natal. É uma altura do ano repleta de coisas boas. A comida, os presentes, o convívio, etc. Praticamente todos temos memórias agradáveis de Natais passados com alegria e em família.

Apesar de tudo isto, a verdade é que as celebrações de Natal podem variar muitíssimo dependendo da cultura e do país em que estamos inseridos. Nem todos festejam esta época da mesma forma.

[Leia também: 3 estratégias essenciais para conseguir sobreviver a esta época de Natal]

Existem inclusive alguns exemplos bem curiosos e estranhos que demonstram como o Natal pode significar muitas coisas. Eis as tradições que mais vai gostar de conhecer.

 

  1. Frango (frito) de Natal

A tradição de Natal está muito associada à comida, no entanto no Japão essa associação é feita exclusivamente a 3 letras: KFC. No dia de Natal, estas pessoas têm a tradição de se deslocarem a um restaurante fast-food KFC para comer um pouco de frango frito. Tudo começou em 1974 com uma campanha promocional de Natal que convidava os japoneses a experimentar frango frito neste dia tão especial.

 

  1. Números da Sorte

Desde o final do séc. XIX que os “neustros hermanos” espanhóis tem associado o Natal a uma das maiores lotarias do Mundo: o “El Gordo”. Ao longo dos anos este sorteio tem-se tornado num enorme evento social e económico. Os números da lotaria são habitualmente cantados por um coro infantil. Todos os anos milhões de espanhóis esperam ouvir os seus números no dia 22 de dezembro.

 

  1. Vassouras e esfregonas

Na Noruega o Natal leva todos os anos as pessoas a esconder as suas vassouras e esfregonas. Não é que este povo não queira manter as suas casas limpas e lavadas, no entanto os noruegueses são conhecidos por serem algo supersticiosos. De forma a prevenir que os espíritos malignos roubem as suas vassouras para viajarem pelos ares no dia de Natal, todos os indivíduos são convidados a esconder estes objetos o melhor que conseguirem.

 

  1. Aranhas de Natal

Pode parecer estranho, mas existem, sim. Na Ucrânia as árvores de Natal são decoradas com pequenos ornamentos e imagens de aranhas. Acredita-se que isto irá gerar boa sorte. A tradição remonta a uma história de uma pobre mulher que não tinha dinheiro para decorar a sua árvore, mas que no dia de Natal acordou com a árvore repleta de teias de aranhas reluzentes e bonitas.

 

  1. Pickle de Natal

Este ingrediente deveria ser a sua decoração de Natal favorita pois, segundo algumas culturas, este é um sinal de que irá receber um presente extra. Muitas famílias escolhem esconder um ornamento em forma de pickle nas suas árvores de Natal. Quem encontrar esse objeto tem direito a uma prenda extra ou simplesmente a uma dose extra de boa sorte.

 

  1. Guiados pelas estrelas

Em alguns países, como na Ucrânia ou Polónia, existe um timming ideal para que se possa abrir os presentes. Quem o define são as estrelas no céu. As regras determinam que as crianças mais novas só podem abrir os presentes assim que virem a primeira estrela a surgir no dia 24. Este é o sinal de que a troca de prendas pode então começar.

 

  1. Pudim de Natal

O pudim – nas suas mais variadas formas e sabores – é uma verdadeira tradição de Natal em muitos países. No entanto, na Eslováquia esta sobremesa não serve apenas para aquecer o nosso coração e encher a nossa barriga. Neste país acredita-se que o pudim é capaz de prever o futuro. Assim, segundo a tradição, o membro masculino mais velho da família deve retirar uma colher com pudim e atirá-lo ao tecto. Quando mais tempo o pudim aguentar preso mais sorte a família terá.

 

  1. Monstros de Natal

Apesar de associarmos sempre o Natal a uma época festiva e feliz, a verdade é que para alguns povos esta pode também marcar a altura do ano ideal para assustar as crianças e relembrar o quão importante é portarem-se bem. Na Islândia existe uma personagem responsável por esta função: o Jólakotturinn, o gato islandês do Natal. Pode parecer simpático, mas a sua função é comer todas crianças que não fizeram as tarefas e não se comportaram bem.

 

  1. Tronco Animado

O gato islandês não é a única personagem estranha que marca presença nesta altura do ano. EM muitas regiões espanholas celebra-se a personagem “Tió de Nadal”. Este é um tronco decorado com olhos e com um sorriso. Muitas famílias têm o seu pequeno tronco de Natal em casa, sendo que na noite de 24 o “Tió de Nadal” é colocado na lareira e espicaçado com uns espetos. Nesta altura as crianças são convidadas a sair da sala e quando finalmente voltam aparecem os presentes.

 

  1. Natal de patins

O prémio para meio de transporte mais divertido na época de Natal vai certamente para a população da cidade de Caracas, na Venezuela. Aqui é tradição que as pessoas vão para missa de Natal utilizando patins. São inclusive bloqueadas certas ruas e estradas para garantir que as pessoas podem circular desta forma com segurança.

 

 

[Leia também: Prendas de Natal. 10 coisas que deve considerar antes de comprar brinquedos]

 

Ler Mais