Partilhar

Transformar desafios da esclerose múltipla em arte: exposição de pintura contribui para aumentar sensibilização

Iniciativa da SPEM, com o apoio da Merck e El Corte Inglés (ECI), vai estar patente no Âmbito Cultural do ECI de Lisboa até 29 de julho;

29 Junho 2024
Sandra M. Pinto

‘À Deriva’, ‘Grito Mudo’ ou ‘Libertação’ são os nomes que o artista Emanuel Ribeiro escolheu para três dos quadros que integram a exposição “Arte e Vida: Enfrentar a Esclerose Múltipla”, uma iniciativa da Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla (SPEM), com o apoio da Merck e do El Corte Inglés (ECI). Mas são também reflexo das complexidades, desafios e triunfos que acompanham a vida de quem tem o diagnóstico de esclerose múltipla e que vão estar patentes na Sala de Âmbito Cultural do ECI, em Lisboa, no piso 6, de 29 de junho a 29 de julho, disponíveis para venda, com o seu valor a reverter na totalidade para apoiar o trabalho que a SPEM realiza em prol dos doentes e da sensibilização para a doença.

São, ao todo, 12 peças, 11 das quais expostas, sendo a última uma surpresa que o artista vai concluir, com pintura ao vivo no evento de lançamento da exposição, que vai decorrer no próximo dia 29, pelas 17h, com uma sessão no Âmbito Cultural do El Corte Inglés de Lisboa, que contará também com a presença de Alexandre Silva, presidente da SPEM e onde se irá abordar a importância de apoiar a associação e o trabalho que a mesma tem vindo a realizar.

Esta é uma partilha que se faz através da arte e que visa ter um impacto positivo na realidade de todos os que vivem com esclerose múltipla, proporcionando uma representação tangível e empática das suas experiências.

Cada peça acaba por ser o retrato não apenas dos desafios, mas também da esperança e da determinação de quem convive com esta doença inflamatória crónica e degenerativa, uma das mais comuns do Sistema Nervoso Central e a principal causa de incapacidade neurológica nos adultos jovens que, segundo as estimativas, afeta cerca de oito mil pessoas em Portugal.

A exposição, que é um convite aberto para que todos possam ter um diálogo construtivo sobre a doença, pode ser visitada de segunda a quinta-feira entre as 10h00 e as 22h00, às sextas, sábados e vésperas de feriados entre as 10h00 e as 23h30 e aos domingos e feriados entre as 10h00 e as 20h00, no El Corte Inglés, em Lisboa.

Emanuel Ribeiro é um artista visual nascido em 1980, em Gondomar, e que desde 2010 trabalha exclusivamente como artista visual nas técnicas de escultura, pintura e pirogravura. A sua obra está representada em vários países.

Mais Recentes

Óbito: Morreu o ex-presidente do Atlético Clube Marinhense, Fernando Silva.

há 3 minutos

Opinião: « Pode uma cirurgia para a obesidade reduzir o risco de cancro?», Doutor Gil Faria, cirurgião

há 13 minutos

Este é o truque certo para afiar as facas sem precisar de pedra para amolar

há 25 minutos

Esta carne é duas vezes mais saudável do que a carne de porco, mas os portugueses raramente a comem

há 35 minutos

Todo o cuidado é pouco quando se fala da validade dos alimentos: mas quais os que podemos comer depois de expirar?

há 1 hora

Cada vez mais pessoas estão a colocar rolos de papel higiénico no frigorifico: este é o motivo

há 1 hora

Coxidiginia: conheça a dor silenciosa que afeta principalmente as mulheres

há 1 hora

Conheça a empresa (com fábrica em Portugal) de onde saem as cervejas de marca própria do Lidl e da Mercadona

há 2 horas

Este é o melhor azeite do mundo pelo 8.º ano consecutivo: custa 5,20 euros

há 2 horas

Nem jejum nem ginásio: conheça o truque japonês para perder peso em todas as refeições

há 2 horas

O alerta vem de um especialista em sono: «este é o motivo das almofadas ficarem amarelas. Cuidado, pode ser perigoso»

há 3 horas

Especialista responde: «é possível estar apaixonado por duas pessoas ao mesmo tempo?»

há 3 horas

Shakira cancela concerto e é hospitalizada devido a dores abdominais

há 3 horas

É um dos frutos mais consumidos, mas sabe quantos limões são produzidos por ano por um limoeiro?

há 3 horas

«Estes queijos famosos estão à beira da extinção devido a um colapso iminente», alertam especialistas

há 3 horas

Porto despede-se hoje do ex-presidente Pinto da Costa em cortejo fúnebre

há 3 horas

Situação de seca diminuiu em janeiro em Portugal continental

há 4 horas

Dez distritos do continente sob aviso amarelo: este é o motivo

há 4 horas

Este são os cancros mais comuns nas mulheres: prevenção e o diagnóstico precoce são fatores essenciais

há 4 horas

Óbito : Morreu a actriz sul coreana Kim Sae-ron

há 13 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.