Toda a gente sabe que a saúde, o fitness e o exercício físico são importantes. Sobretudo depois dos 50, tomar bem conta do nosso corpo assume uma maior relevância. Esta é a forma ideal de reduzirmos os riscos de certas doenças e aumentarmos o número de anos de vida com qualidade que ainda teremos oportunidade de viver. No entanto, mesmo para aqueles que são mais desportistas ou fãs de ginásio pode ser complicado manter uma rotina constante de exercício físico. Todos temos famílias e compromissos de trabalho ou sociais que nos “roubam” tempo. No meio de tanta agitação pode ser complicado encontrar tempo para dedicar toda a nossa atenção ao nosso corpo e bem-estar. Felizmente existem algumas dicas que podem ajudar qualquer pessoa a manter a motivação certa e a não romper uma rotina de exercício fundamental para a sua saúde.
1. Junte-se a um amigo ou familiar
Agendar idas ao ginásio em “parceria” com outra pessoa é não só uma excelente forma de acrescentar algum divertimento aos seus treinos, como também pode ser algo que o obriga a ser mais disciplinado e a não quebrar planos com tanta regularidade. Seja através de um grupo de corrida ou, por exemplo, de jogos de tênis, o importante é que se comprometa com outras pessoas. Prepare-se para uma dose extra de motivação!
2. Relembre-se do seu “porquê?”
O que é que verdadeiramente o levou a querer estar em melhor forma? Algum motivo de saúde, questões estéticas? É extremamente poderoso nunca esquecer a razão que o leva a ir fazer mais exercício. Nos momentos mais difíceis são estes os tipos de pensamentos que deve “canalizar”. Adicionalmente pode ser motivador pensar que está a melhorar o seu estado de saúde não apenas por si, mas também por outra pessoa. Seja em homenagem aos seus falecidos pais ou para continuar bem perto dos seus filhos e netos, todas as razões são importantes.
3. Vista-se à medida
É certo que durante um treino ou exercício físico vai suar muito e sofrer um pouco. Ora isso não significa que não possa fazer tudo isso em grande estilo e a sentir-se confiante com o seu look. Invista numa boa roupa de treino de que goste verdadeiramente. Esse simples facto irá aumentar a probabilidade de querer colocar essas roupas e ténis. Assim que o fizer irá sentir uma outra motivação para sair para rua e começar a correr.
4. Celebre as suas conquistas
Oferecer a si mesmo algumas recompensas após um determinado treino pode ser uma excelente forma de manter em alta a sua motivação. Ganhe o habito de fazer algo especial após uma ida ao ginásio. Seja uma ida ao spa, um banho de imersão ou simplesmente um snack saudável e delicioso, o importante é que tenha algo à sua espera após um treino intensivo. Para celebrar a conquista de um objetivo maior porque não comprar algo especial que queira muito? Tudo vale se servir para o manter no caminho certo.
5. Aposte no multitasking
Por vezes fazer exercício de forma mais regular é bem mais simples do que imaginamos. Nem sempre é preciso aderir a um ginásio ou comprar equipamentos caros. Quase todos os momentos do seu dia podem ser ligeiramente adaptados para estimular os seus movimentos e o dispêndio de calorias. A caminho do trabalho? Opte sempre pelas escadas e contraia os seus abdominais ao subir os degraus. Sentado no seu posto de trabalho? Mexa as pernas, subindo-as e descendo-as. Parado na passadeira? Faça elevações com os seus calcanhares. A ideia é que procure sempre incluir algum tipo de exercício físico, por mais simples que seja, em qualquer tarefa que faça. Aos poucos, estará a contribuir positivamente para o seu bem-estar.