Partilhar

Última hora: Proteção Civil alerta para risco elevado de incêndio

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) alertou para o elevado risco de incêndios em todo o território continental devido ao aumento das temperaturas e à diminuição da humidade atmosférica, avança a Lusa. Com base em informação do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), a ANEPC afirma, em comunicado, que está previsto “para os próximos dias a continuação de tempo quente e seco nas regiões norte e centro, destacando-se valores da temperatura máxima na ordem dos 40º C, a partir de sexta-feira, no interior da região sul e na parte interior do Vale do Tejo, sendo no restante território acima dos 30º C”. Paralelamente, está prevista uma “diminuição gradual da humidade relativa durante as tardes, em especial nas regiões centro e sul, com fraca recuperação noturna” e “vento até 25 km/h do quadrante norte, a rodar para quadrante leste a partir de sexta-feira, soprando em regime de nortada a partir da tarde no litoral oeste e nas terras altas, onde será por vezes até 40 km/h”. A ANEPC alerta que estes fatores climáticos associados promovem o agravamento do risco de incêndio na sexta-feira em grau muito elevado e máximo no Algarve. O Alto Tejo estará em risco muito elevado e o Alentejo em nível elevado, situação que se prolonga para sábado também para o interior centro e norte. Com base nestas previsões, a ANEPC alerta para o aumento do número de ocorrências de incêndios rurais e da dificuldade das ações de supressão, especialmente no sul e no interior centro e norte. Como medidas preventivas, a ANEPC recorda que, de acordo com a lei é proibido fazer queimada extensiva ou de aglomerado sem autorização das autarquias locais. Nos dias de risco de incêndio muito elevado e máximo é também proibido utilizar fogo para a confeção de alimentos…

23 Junho 2023
Sandra M. Pinto

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) alertou para o elevado risco de incêndios em todo o território continental devido ao aumento das temperaturas e à diminuição da humidade atmosférica, avança a Lusa.

Com base em informação do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), a ANEPC afirma, em comunicado, que está previsto “para os próximos dias a continuação de tempo quente e seco nas regiões norte e centro, destacando-se valores da temperatura máxima na ordem dos 40º C, a partir de sexta-feira, no interior da região sul e na parte interior do Vale do Tejo, sendo no restante território acima dos 30º C”.

Paralelamente, está prevista uma “diminuição gradual da humidade relativa durante as tardes, em especial nas regiões centro e sul, com fraca recuperação noturna” e “vento até 25 km/h do quadrante norte, a rodar para quadrante leste a partir de sexta-feira, soprando em regime de nortada a partir da tarde no litoral oeste e nas terras altas, onde será por vezes até 40 km/h”.

A ANEPC alerta que estes fatores climáticos associados promovem o agravamento do risco de incêndio na sexta-feira em grau muito elevado e máximo no Algarve.

O Alto Tejo estará em risco muito elevado e o Alentejo em nível elevado, situação que se prolonga para sábado também para o interior centro e norte.

Com base nestas previsões, a ANEPC alerta para o aumento do número de ocorrências de incêndios rurais e da dificuldade das ações de supressão, especialmente no sul e no interior centro e norte.

Como medidas preventivas, a ANEPC recorda que, de acordo com a lei é proibido fazer queimada extensiva ou de aglomerado sem autorização das autarquias locais.

Nos dias de risco de incêndio muito elevado e máximo é também proibido utilizar fogo para a confeção de alimentos em todo o espaço rural, salvo se usados fora das zonas críticas e nos locais devidamente autorizados para o efeito, bem como fumigar ou desinfestar em apiários, exceto se os fumigadores tiverem dispositivos de retenção de faúlhas, e usar motorroçadoras, corta-matos e destroçadores.

Mais Recentes

Chaparro Alentejano junta a tradição e a partilha à mesa nesta época natalícia

há 9 horas

Programas de Natal em Cascais prometem animação para toda a família

há 10 horas

A loucura chegou ao Lidl: já está à venda a coleção de roupa natalícia (desde 1,99 euros)

há 10 horas

Primadonna celebra o Natal e o Réveillon com elegância e tradição

há 10 horas

Caminhada nórdica: descubra a modalidade que ajuda (e muito) a gastar calorias

há 11 horas

Não atinge só o couro cabeludo: como surge e de que maneira se trata a caspa nas sobrancelhas

há 11 horas

Elon Musk desiste dos carros e “abandona” a Tesla: bilionário lança cavalo robot

há 12 horas

De acordo com a numerologia, a sua data de nascimento pode indicar quantos anos vai viver

há 12 horas

Anemia de Fanconi: doença rara que causa predisposição para o cancro

há 13 horas

Hotel oferece banhos de petróleo aos hóspedes: «Combate mais de 70 doenças», é a justificação

há 15 horas

Titanic: uma mão cheia de coincidências que contribuíram para o acidente

há 15 horas

Quer viver mais (e melhor)? Caminhe mais depressa

há 16 horas

Diga adeus aos buracos na parede: com esta invenção tudo fica muito mais simples (por apenas 4,99 euros)

há 16 horas

Descobrimos a árvore de Natal perfeita: é original, não ocupa espaço e custa 12,99 euros (só no Ikea)

há 17 horas

É a loucura: este brilho labial da Mercadona com efeito tridimensional é perfeito para o Natal

há 17 horas

Óbito: Morreu o artista plástico moçambicano Noel Langa

há 18 horas

Filme revela o músico Elton John como nunca o viu antes: como bónus mostra imagens inéditas de John Lennon

há 18 horas

Óbito: Morreu o pianista e compositor francês Martial Solal

há 18 horas

Cancro do pâncreas: estudo poderá facilitar deteção precoce da doença

há 18 horas

As 5 prendas vintage que toda a gente vai querer receber este Natal

há 19 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.