Partilhar

A novidade chegou agora: está em desenvolvimento o primeiro tratamento que rejuvenesce o sistema imunológico

A terapia de anticorpos está a ser investigada em ratos, com a intenção de abrir caminho para futuros testes em pessoas.

2 Abril 2024
Sandra M. Pinto

O sistema imunológico pode ser rejuvenescido se forem eliminas as células-tronco do sangue que promovem a inflamação. Cientistas dos Estados Unidos demonstraram isso em ratos idosos, nos quais restauraram a capacidade de conter vírus e de responder à vacinação.

O tratamento consiste numa terapia com anticorpos que elimina seletivamente as células nocivas. Quando este tratamento puder ser aplicado às pessoas, poderá «melhorar a imunidade funcional para combater infeções, doenças crónicas e cancro», escreveram os investigadores na revista Nature, onde apresentam os resultados.

«Esta é uma verdadeira mudança de paradigma, fazendo com que investigadores e médicos devem pensar de forma diferente sobre o sistema imunológico e o envelhecimento», diz Jason Ross, da Universidade de Stanford e autor principio da pesquisa.

A pesquisa baseia-se na observação de que o sistema imunológico está dividido em dois tipos principais de células. Por um lado, aqueles que aprendem a reconhecer proteínas específicas, por exemplo de um vírus ou células tumorais, e atacam-nas com precisão (chamadas linfócitos). Por outro lado, aquelas que protegem indiscriminadamente sem reconhecer nenhum inimigo específico (chamadas células mieloides, como as que causam febre).

Estes dois tipos de células são produzidas pelas mesmas células-tronco do sangue. Mas – e aqui está a chave da investigação – a composição das células estaminais do sangue não é a mesma em jovens e idosos.

Nos jovens predominam as células-tronco equilibradas, produzindo linfócitos e células mieloides em proporções adequadas. À medida que envelhecemos, as células estaminais equilibradas diminuem e um tipo de células estaminais desequilibradas aumenta, produzindo mais células mieloides e menos linfócitos. Este processo significa que, com a idade, a proteção contra infeções e cancro é reduzida devido à falta de linfócitos, e problemas de saúde inflamatórios e cancros do sangue aumentam devido ao excesso de células mieloides.

O tratamento experimental para rejuvenescer o sistema imunológico consiste na eliminação de células-tronco desequilibradas. Para isso, os cientistas desenvolveram anticorpos capazes de reconhecer e atacar essas células e os administraram em camundongos entre 18 e 24 meses de idade, idade avançada para um camundongo.

Comprovaram que, com o tratamento, conseguem um aumento na proporção de células-tronco equilibradas; uma redução de moléculas inflamatórias; um aumento na produção de linfócitos; e um rejuvenescimento dos próprios linfócitos, que recuperam as características dos linfócitos de camundongos jovens.

Esses efeitos foram observados desde as primeiras semanas após o tratamento, que foi administrado apenas uma vez, e se mantiveram por meses.

«Esta descoberta muda a maneira como pensamos sobre as células-tronco em todas as fases do envelhecimento», disse em comunicado Irving Weissman, o cientista da Universidade de Stanford que primeiro isolou as células-tronco do sangue de ratos e pessoas, que codirigiu a pesquisa atual.

Com o objetivo de passar o tratamento para as pessoas, os investigadores já identificaram três moléculas de células estaminais humanas desequilibradas que poderiam ser atacadas com anticorpos.

Mais Recentes

Maníacos por limpeza: estes signos gostam de tudo no seu lugar

há 14 horas

Síndrome de Pica: quando se tem vontade de comer papel ou terra

há 15 horas

Se já fez 50 anos ou está lá perto, saiba como tratar os sinais de envelhecimento

há 15 horas

Saiba quanto deve alongar por dia para ser mais flexível e evitar dores musculares

há 16 horas

O país da Europa onde falar português é um requisito fundamental: tem salários altíssimos e uma qualidade de vida invejável

há 16 horas

«Isto é o que deve fazer para evitar o acumular de cálcio nas artérias», revela famoso cirurgião cardíaco

há 16 horas

Nem esquecimento nem desorientação: «este é o primeiro sintoma que deteto em quem vai sofrer de Alzheimer», revela neurologista

há 17 horas

Este é o detergente para a máquina de lavar roupa que os especialistas recomendam: «deixa as peças impecáveis»

há 17 horas

Diga adeus aos cabelos grisalhos: este produto da Mercadona rejuvenesce os cabelos a partir dos 40 por apenas 3,90 euros

há 17 horas

Um dos casacos mais populares do Lidl está prestes a esgotar: protege do frio e custa 14,99 euros

há 17 horas

Nem lixivia nem vinagre: este é o produto que tira as manchas de tinta da roupa deixando-a como nova

há 18 horas

Se está indecisa sobre que perfume usar, descubra estas (irresistíveis) sugestões

há 18 horas

Sim, comer fruta e emagrecer ao mesmo tempo é possível: com este truque, nunca falha

há 18 horas

Diga adeus aos vidros embaciados: basta usar sabão

há 18 horas

Tenha a casa de banho sempre perfumada: é só pôr em prática estas dicas

há 19 horas

No coração de Campo de Ourique descobrimos a tradição madeirense com sabores renovados

há 19 horas

Para a mesa ou para oferecer: 8 sugestões de vinhos para celebrar o Natal e o Ano Novo

há 19 horas

Presentes de Natal: 6 em cada 10 serão roupa, acessórios ou perfumes

há 19 horas

Óbito: Morreu o professor e jornalista Mário Gonçalves

há 20 horas

Estes são os signos que menos acreditam em signos

há 20 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.