Partilhar

Última hora: Terceiro período de aulas começa com greve

Saiba mais

17 Abril 2023
Forever Young

O início do terceiro período de aulas, na segunda-feira, é marcado por mais uma paralisação de professores, que agora realizam mais uma greve distrital sem marcação de serviços mínimos, avança a Lusa.

Na segunda-feira, as escolas do distrito do Porto marcam o início de mais uma ronda de paralisações distritais que terminam a 12 de maio em Lisboa para exigir a recuperação plena do tempo de serviço que esteve congelado e a eliminação das quotas e vagas de acesso ao 5.º e 7.º escalões.

A paralisação – que vai percorrer após o Porto vai correr os distritos por ordem alfabética inversa, de Viseu a Aveiro, – volta a ser o protesto escolhido pela plataforma de nove estruturas sindicais de professores, da qual faz parte a Federação Nacional dos Professores (Fenprof) e a Federação Nacional da Educação (FNE).

No final desta semana, o secretário-geral Fenprof defendeu que as propostas da tutela para a correção de assimetrias decorrentes do congelamento do tempo de serviço deixariam de fora mais docentes do que as organizações sindicais previam.

A proposta da tutela define um conjunto de medidas com impacto na progressão na carreira dos docentes em funções desde 30 de agosto de 2005, ou seja, que passaram pelos dois períodos de congelamento do tempo de serviço.

A proposta do ministério é que esses docentes recuperem o tempo em que ficaram a aguardar vaga no 4.º e no 6.º escalões a partir do ano de descongelamento (2018), que fiquem isentos de vagas de acesso aos 5.º e 7.º, além da redução de um ano na duração do escalão para aqueles que também ficaram à espera de vaga, mas já estão acima do 6.º.

Mas, segundo Mário Nogueira, só serão abrangidos os docentes que, ao longo dos dois períodos de congelamento, tiveram sempre horários anuais completos.

Ficam também de fora docentes que durante esse período tenham estado ausentes por mais de 30 dias por motivo de doença, bem como docentes que tenham passado por escolas dos arquipélagos dos Açores e da Madeira, ensino de português no estrangeiro e outros estabelecimentos do setor público, mas sob a tutela de outros Ministérios.

Os sindicatos consideram que este diploma é ainda mais gravoso do que o novo regime de gestão e recrutamento de docentes, aprovado em março sem o acordo dos sindicatos, porque “todos perderam tempo de serviço” e as medidas “não recuperam um único dia”.

Além da Fenprof e da FNE, fazem parte da plataforma a Associação Sindical de Professores Licenciados (APSL),a Pró-Ordem dos Professores (PRÓ-ORDEM), Sindicato dos Educadores e Professores Licenciados (SEPLEU), Sindicato Nacional dos Profissionais de Educação (SINAPE), Sindicato Nacional e Democrático dos Professores (SINDEP), Sindicato Independente dos Professores e Educadores (SIPE) e Sindicato Nacional dos Professores Licenciados pelos Politécnicos e Universidades (SPLIU).

Entretanto, este fim de semana fica também marcado pelo fim da greve por tempo indeterminado convocada pelo Sindicato de Todos os Profissionais da Educação (Stop).

Depois de mais de quatro meses de paralisação, o sindicato suspendeu o protesto, mas já convocou uma nova greve nacional para os dias 24, 26, 27 e 28 de abril.

Mais Recentes

Tivoli Hotels & Resorts apresenta experiências para celebrar o amor

há 12 horas

Capítulo Restaurant & Bar e Varanda de Lisboa apresentam menus exclusivos para celebrar o dia mais romântico do ano

há 12 horas

Fine Dining em Cascais promete despertar os sentidos

há 12 horas

Larvas vão estar à venda nos supermercados já em fevereiro, ordena Comissão Europeia: especialista pede «evite-as até nova ordem das entidades responsáveis»

há 12 horas

Se ainda usa esses 11 emojis, cuidado: é oficialmente considerado velho

há 13 horas

Lembra-se de Richard Gere? Ator norte-americano recebe o Prémio Internacional Goya 2025

há 13 horas

Comprou um quadro por 50 euros: agora os especialistas estão prestes a avaliá-lo em 15 milhões de euros

há 13 horas

Este estado norte-americano proíbe que se tenham mais de 6 brinquedos sexuais: quem não cumprir arrisca 2 anos de prisão

há 13 horas

Adicione 1 colher de chá de azeite ao seu café: este é o (bom) motivo

há 14 horas

Roupa de cama acabada de comprar esconde segredos desagradáveis: nunca a use sem lavar antes

há 14 horas

De acordo com a matemática, esta é a melhor idade para encontrar o amor

há 15 horas

Aranhas em casa? Borrife as janelas com isto e elas fugirão em pânico

há 15 horas

Estes 5 alimentos podem fazer envelhecer de uma forma prematura

há 16 horas

O seu secador de cabelo cheira a queimado? Não ignore: faça já isto

há 16 horas

7 sinais que mostram que você é mais saudável do que pensa

há 17 horas

Batom vermelho: descubra o fazer para que a cor dure mais tempo

há 18 horas

Esta marca de luxo tem uma cor que nenhuma outra empresa pode usar

há 18 horas

Se mora no Minho provavelmente já a experimentou: esta é uma das melhores batatas do mundo

há 18 horas

Diga adeus aos telefonemas de spam: repita esta frase simples e do outro lado a chamada será desligada

há 18 horas

Estudo: «Ozempic pode ajudar na saúde mental»

há 18 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.