<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

Uma chamada de atenção: hábitos diários que aumentam o risco de ficar doente. Evite-os

28 Janeiro 2025
Forever Young

Descubra quais são e tome uma boa decisão para ser mais saudável.

Come ‘junk food’ com regularidade
É provável que uma dieta rica em alimentos processados aumente a inflamação no corpo e tenha impacto sobre a flora intestinal. Ambos deixam-no mais vulnerável para apanhar uma constipação.
Não controla a respiração
Caso alguém passe por si e espirre ou tussa, respire fundo e volte a respirar apenas quando essa pessoa já tiver passado.

Rói as unhas
Roer as unhas é uma forma de obter germes no corpo.

Não lava as mãos de forma apropriada
Todos nós sabemos o quão importante é lavar as mãos, no entanto muitos fazem-no com demasiada pressa. Utilize sabonete, água morna e lave as mãos durante 20 segundos pelo menos.

Não bebe água suficiente
Ao não beber água suficiente, corre o risco de sofrer de desidratação, o que tem um efeito negativo sobre a habilidade do corpo em processar e libertar toxinas. Isso enfraquece o sistema imunitário.
Está sob muito stress no trabalho
O stress crónico torna-o mais vulnerável a alguma doença. Caso esteja a passar por um burnout, ficará mais susceptível a constipações.
Consome demasiado açúcar
Uma dieta rica em açúcar é prejudicial para a saúde. Isto inclui um impacto negativo sobre as bactérias intestinais, que têm um papel fundamental no sistema imunitário.
Não muda de roupa quando chega a casa
Sabia que caso uma pessoa doente espirre ou tussa perto de si, a saliva ou o muco poderá ficar nas suas roupas? É preciso dizer mais alguma coisa?
Não dá abraços
Os abraços têm um efeito anti-stress. De acordo com um estudo, o aconchego pode evitar as constipações. Talvez seja boa ideia não abraçar alguém que esteja constipado.
Está a usar o sabonete/desinfetante errado para as mãos
O sabonete antibacteriano pode realmente eliminar as boas bactérias e levar à resistência bacteriana. As constipações são causadas por vírus e não por bactérias, por isso opte por um sabonete normal e água.
Bebe sempre um copo ou dois
Pode achar que o álcool o(a) ajuda a dormir melhor, mas na verdade este afeta o sono profundo REM. A perda da qualidade de sono poderá ter um impacto negativo sobre o sistema imunitário.
Está obcecado com as limpezas
Ser um maluco por limpezas não é benéfico quando pretende fugir das constipações. Estar constantemente a lavar as mãos, por exemplo, danificará a sua pele, um órgão vivo que é suposto protegê-lo de germes nocivos.
Anda de elevador
Os botões dos elevadores são pressionados por diversas pessoas, logo estão repletos de germes. Além disso, ao ir de elevador estará menos ativo e o exercício é benéfico para combater os vírus.
Faz demasiado exercício
O exercício pode ser benéfico para sua saúde, mas em excesso poderá ser prejudicial. A constante libertação das hormonas de stress, após a prática de exercício, poderá aumentar o risco de vir a apanhar uma constipação.
Experimenta a comida de outras pessoas
Ao menos que seja de alguém muito íntimo, evite partilhar bebidas e alimentos. Estará a correr o risco de também partilhar germes.
Não toma a pequeno-almoço
A menos que isso faça parte de uma dieta controlada (por exemplo o jejum intermitente), não tomar o pequeno-almoço poderá afetar o seu nível de energia ao longo do dia e, consequentemente, torná-lo mais vulnerável a apanhar uma constipação.
Coloca as mãos sobre o corrimão
Além dos botões das caixas multibanco e dos puxadores dos carrinhos de compras, os corrimões são dos objetos que contêm mais germes.
Não limpa o equipamento de ginásio antes de usá-lo
Sempre que seja possível, tente limpar as máquinas no ginásio antes de usá-las.
Fuma ou anda perto de fumadores
Todos nós sabemos que fumar expõe-nos a uma série de toxinas. Com o fumo passivo passa-se exatamente a mesma coisa.
Tem uma exposição solar limitada
Se não apanhar sol suficiente, é provável que venha a desenvolver um défice de vitamina D. Caso não possa fazê-lo, talvez seja boa ideia recorrer à suplementação.
Não esteja a praticar ioga
Praticar ioga poderá melhorar a sua respiração e diminuir os níveis de stress, juntamente com outros benefícios. Tudo isto tem um impacto positivo sobre a sua resistência às constipações.
Come na secretária
O teclado, o rato e a secretária costumam estar cheios de germes. Porque razão gostaria de comer num sítio tão sujo?
Tem falta de probióticos na dieta
Já foi mencionada a importância de manter sob controlo as bactérias intestinais. Os probióticos ajudam a manter a a flora intestinal saudável.
Não dorme o suficiente
Caso tenha o hábito de ver compulsivamente televisão durante a noite, é provável que passe horas sem dormir. Sentir-se-á cansado e ficará com o sistema imunitário enfraquecido. Isto significa que o corpo é menos efetivo no combate às infeções.