<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

Universidade de Harvard revela: «o chocolate deve ter esta quantidade de cacau para ter benefícios para o coração»

10 Março 2025
Forever Young

Este ingrediente fornece flavonoides, compostos que podem melhorar a função cardiovascular.

De acordo com a Escola de Saúde Pública T.H. Chan de Harvard , a chave para o chocolate ter um impacto positivo no coração está no seu teor de cacau.

Os flavonoides são substâncias que promovem a produção de óxido nítrico no endotélio, o revestimento dos vasos sanguíneos. Esse processo contribui para o relaxamento dos vasos e melhora o fluxo sanguíneo, o que pode reduzir a pressão arterial. Além disso, eles podem aumentar a sensibilidade à insulina, o que a longo prazo pode diminuir o risco de diabetes, de acordo com Harvard.

Para obter o máximo de benefícios, os especialistas de Harvard recomendam escolher chocolate com pelo menos 70% de cacau.

Essa quantidade garante uma concentração suficiente de flavonoides para melhorar a saúde cardiovascular. Quanto maior a percentagem de cacau, maior o benefício, embora a intensidade do seu sabor amargo também aumente.

O impacto do cacau na saúde foi observado em vários estudos que identificaram uma possível relação entre o consumo regular de 6 gramas de cacau ou chocolate amargo por dia (30 ou 60 gramas) e um risco reduzido de desenvolver doenças cardíacas.

Para aproveitar os seus benefícios sem afetar o peso corporal, os especialistas recomendam consumir chocolate amargo em quantidades moderadas. Embora esse alimento seja calórico, ele também pode induzir a saciedade, o que ajudaria a controlar o apetite . No entanto, é importante escolher produtos com alto teor de cacau e sem adição de açúcares ou gorduras vegetais que diminuam a sua qualidade.