Snooker em contrarrelógio! Assim se podia definir de forma simplista o Shoot Out, torneio de ‘ranking’ que o Eurosport emitiu pela primeira vez em 2019.
A ação acontece uma vez mais na Morningside Arena, em Leicester, Inglaterra, e o formato tem regras ligeiramente diferentes das que são utilizadas noutros torneios do calendário da World Snooker. Os duelos são jogados a apenas um ‘frame’ e o tempo é cronometrado. Para além disso, os empates são resolvidos numa espécie de grandes penalidades que tornam o ambiente nas bancadas ainda mais eletrizante… e ruidoso.
O Shoot Out estreou-se em 1990, mas foi só a partir de 2011 que se realizou de forma ininterrupta. Em 2017 ganhou o estatuto de torneio de ‘ranking’ tendo o escocês Anthony McGill conquistado o troféu. No ano seguinte a distinção coube ao cipriota Michael Georgiou. Já em 2019 o troféu foi erguido pelo tailandês Thepchaiya Un-Nooh após bater o inglês Michael Holt na final por 1-0 (74-0). Um ano mais tarde, Holt acabaria por triunfar ao esmagar o chinês Zhou Youleong, na final, por 64-1. Em 2021, a final que opôs Ryan Day e Mark Selby ditou a vitória do galês sobre o inglês por 67-24. A última edição do Snooker Shoot Out foi ganha pelo iraniano Hossein Vafaei ao bater o galês Mark Williams por 71-0. Foi o primeiro título da carreira de Vafaei. Quem será o grande vencedor em 2023?
Acompanhe o Snooker Shoot Out em direto no Eurosport e na App do Eurosport entre os dias 25 e 28 de janeiro e desfrute de uma experiência totalmente única e diferente dos outros torneios do World Snooker. Os comentários ficam a cargo de Nuno Miguel Santos.