O site Dagens garante que «para cozinhar, tanto o lado brilhante como o mate têm o mesmo desempenho, pois ambos conduzem o calor de forma eficaz. O alumínio conduz o calor por contato direto, o que significa que o lado brilhante e mate têm o mesmo desempenho».
A Reynolds, um dos principais fabricantes de papel de alumínio, confirma que «é perfeitamente aceitável usar qualquer um dos lados para cozinhar. Embora o lado brilhante reflita ligeiramente mais calor, a diferença é insignificante e não interfere na preparação dos alimentos».
Já no caso do papel de alumínio antiaderente, «o lado mate é revestido para evitar que os alimentos fiquem presos, devendo estar voltado para cima. Um truque simples é verificar a escrita no papel de alumínio; se conseguir lê-la, está a usá-lo corretamente».
Embora seja geralmente seguro, «alimentos muito ácidos ou salgados podem causar a libertação de pequenas quantidades de alumínio nos alimentos. Para a maioria das pessoas, isto não é um problema, mas quem tem condições de saúde específicas, como problemas renais, deve ter cuidado».