A vespa asiática (ou vespa velutina) é uma espécie carnívora e predadora da vespa europeia (ou vespa crabro). Instala-se sobretudo em áreas urbanas e periurbanas e representa uma ameaça à sustentabilidade da apicultura nacional, com eventuais consequências na produção de mel e na produção agrícola. Contudo, esta espécie também pode apresentar alguns riscos para a população, avança a DecoProteste
VESPA ASIÁTICA É MAIS PERIGOSA DO QUE OUTRAS ESPÉCIES?
As vespas velutinas (ou vespas asiáticas) não são particularmente mais perigosas para o ser humano do que outras espécies, como as vespas europeias.
Mas há que considerar certos aspetos da espécie velutina que justificam o número elevado de reações alérgicas. Em alguns casos, a reação pode levar a um choque anafilático que, se não for rapidamente tratado, pode resultar em morte.
- A vespa velutina tem um caráter substancialmente agressivo. Ao sentir os ninhos ameaçados, o inseto reage em grupo com o objetivo de atacar o agressor. Podem inclusive perseguir até algumas centenas de metros.
- O comprimento do ferrão da vespa velutina é capaz de atingir os vasos sanguíneos superficiais.
- A quantidade de veneno injetado e o facto de o ataque ser efetuado em grupo também multiplicam a quantidade de potenciais picadas e, consequentemente, aumentam o veneno injetado.
- Existe uma probabilidade acrescida de contacto com humanos, dada a crescente presença desta espécie em zonas urbanas.
Esta espécie pode ser muito perigosa em caso de picadas repetidas ou quando as pessoas envolvidas são alérgicas ao seu veneno, o que pode levar a sintomas graves e, no pior dos casos, a um choque anafilático.
QUAIS OS SINAIS DE CHOQUE ANAFILÁTICO?
Nos casos de alergia severa ao veneno das vespas, pode desencadear-se uma reação que envolve todo o organismo e ser fatal para a vítima da picada. Em regra, ocorre no período de uma hora após o indivíduo ser picado. Mas também pode iniciar após alguns minutos. Se não houver intervenção médica urgente, pode resultar na morte do paciente.
Conheça os sinais de alerta do choque anafilático:
- comichão generalizada, sobretudo nas solas dos pés e nas palmas das mãos;
- urticária, ou seja, uma erupção cutânea, com o aparecimento de pequenas lesões rosadas ou avermelhadas (pápulas), acompanhadas de uma sensação de queimadura ou comichão;
- angiodema, que se manifesta através de inchaço nas zonas onde a pele está menos esticada, como é o caso das pálpebras, dos lábios, da face e do pescoço. Se afetar a laringe, o angiodema pode mesmo causar asfixia;
- dificuldade em respirar, o que se deve à constrição dos brônquios;
- náuseas, vómitos ou espasmos abdominais;
- tonturas ou perda de consciência, devidas à descida brusca da tensão arterial;
- estado de choque, com o pulso acelerado, ritmo cardíaco irregular e palidez.
Se tiver algum dos sintomas descritos ou estiver perto da vítima, peça a alguém que o leve ao hospital ou ligue imediatamente o 112.
O QUE FAZER EM CASO DE PICADA DA VESPA ASIÁTICA?
Não aperte a zona atacada, nem use uma pinça, para evitar espalhar o veneno da vespa asiática. Deve lavar a picada com água e sabão.
Para atenuar a dor e o inchaço, arrefeça a área afetada com uma compressa fria ou gelo envolto num pano. Em caso de necessidade, tome um analgésico (por exemplo, paracetamol ou ibuprofeno).
Se sofrer uma alergia à picada destes insetos, sentir dificuldade em respirar ou a pressão arterial baixar, recorra imediatamente a um médico.
COMO DISTINGUIR A VESPA ASIÁTICA DA VESPA EUROPEIA?
A vespa asiática destaca-se pela sua cor predominantemente preta com uma faixa laranja no abdómen e uma faixa amarela no primeiro segmento abdominal. A sua cabeça é laranja e a suas patas são amarelas. Mede entre 17 e 32 milímetros.
Já a vespa europeia tem um abdómen predominantemente amarelo, com faixas pretas. A sua cabeça é amarela vista de frente e vermelha vista de cima. O tórax e as patas são pretas e vermelhas acastanhadas. As vespas obreiras desta espécie medem entre 18 e 23 milímetros e as vespas rainhas medem entre 25 e 33 milímetros.
COMO IDENTIFICAR UM NINHO DE VESPA ASIÁTICA?
Os ninhos embrionários da vespa asiática assemelham-se a pequenas esferas, que têm entre 5 e 10 centímetros de diâmetro e uma abertura no fundo. Os ninhos secundários também são esféricos, mas pode encontrá-los em forma de pêra, com uma pequena abertura lateral. As suas dimensões são entre 60 e 80 centímetros. 73% dos ninhos encontram-se em árvores acima dos 10 metros de altura.
Caso suspeite da existência de um ninho de vespas asiáticas, deve reportar o avistamento na ferramenta STOPvespa do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF). Basta preencher o formulário com as informações necessárias e anexar as fotografias da vespa ou do ninho.