No entanto, os desafios financeiros associados a esta modalidade continuam a ser uma realidade que pesa sobretudo nas despesas. Inspirada pelo crescimento da tendência de solo travel, a Klarna, rede global de pagamentos e assistente de compras baseada em inteligência artificial, está a transformar a forma como os portugueses exploram o mundo, ajudando a ultrapassar barreiras como o “solo tax”, o custo associado a viajar sozinho, e facilitando o acesso a experiências mais livres e flexíveis.
Portugal é um destino cada vez mais popular para viajantes a solo, com o U.S. News a classificar Portugal como o 5º melhor país para viajar sozinho em 2024, e o “Solo Female Travel Trends and Statistics 2024” a mencionar Portugal entre os principais destinos para viajantes femininas a solo, juntamente com o Reino Unido, Espanha, Itália e Tailândia.
No entanto, os custos associados a viajar sozinho, que vão desde os suplementos para quartos individuais a taxas inesperadas em transações internacionais, passando ainda pela impossibilidade de se poder partilhar despesas com outros viajantes, podem inibir muitos de embarcar nesta jornada.
A Klarna posiciona-se como o parceiro ideal para quem deseja explorar novos horizontes sem comprometer o orçamento. Com soluções financeiras inteligentes, disponibiliza pagamentos flexíveis em 3 prestações (‘Pay in 3’), uma forma simples de parcelar as despesas de viagem, como o alojamento ou bilhetes de avião, em três pagamentos sem juros, permitindo aproveitar melhores oportunidades de reserva antecipada.
“As viagens a solo estão a redefinir a forma como exploramos o mundo, permitindo uma experiência mais pessoal e autêntica. Na Klarna, queremos capacitar os viajantes com ferramentas que os ajudem a ultrapassar desafios financeiros e a abraçar a aventura com confiança,” afirma Alexandre Fernandes, Country Manager da Klarna em Portugal e Espanha.
Seja por razões de descoberta pessoal ou pela crescente valorização de experiências personalizadas, o solo travel reflete um desejo de liberdade que ultrapassa fronteiras. Esta tendência é reforçada por conceitos como destination dupes – a troca de destinos populares por alternativas mais económicas – e slowcations, que promovem uma conexão mais profunda com os destinos.
De acordo com um estudo mais recente* da Klarna no nosso país, as preferências de viagem em Portugal refletem essa mudança, com 62,4% dos inquiridos nacionais a escolher o destino com base no orçamento, sublinhando a importância de soluções financeiras flexíveis.
Além disso, e embora numa percentagem mais reduzida, 4,2% planeia as férias com pelo menos três meses de antecedência, indicando uma preocupação crescente com a organização e otimização de custos.
“ Além das viagens individuais, existe uma procura crescente por soluções digitais que ajudem a obter os melhores preços em todas as viagens, desde o alojamento até à escolha da mala de viagem e acessórios necessários. Os consumidores estão a adotar ferramentas como aplicações de cashback, rastreadores dos melhores deals e pagamentos flexíveis para otimizarem os seus orçamentos de viagens”, comenta ainda Alexandre Fernandes.
Para viajantes que procuram flexibilidade e controlo, a Klarna disponibiliza uma solução completa, desde a simplificação da gestão de despesas aos descontos exclusivos e cashback em plataformas como Airbnb, Destinia e Icligo.