O trânsito é o seu arqui-inimigo
Ficar preso no trânsito não é apenas irritante, cria mais CO2, diz o site europcar.pt. Se deixar o seu motor a trabalhar nem que seja apenas durante 20 segundos, queima mais combustível e emite mais emissões do que simplesmente desligá-lo e ligá-lo novamente quando for possível avançar novamente. Além disso, não se esqueça das muitas apps que podem ajudá-lo a ultrapassar o trânsito intenso. E, se ainda assim, ficar preso num engarrafamento, basta deixar o carro em ponto morto e ser paciente.
Não abuse do ar condicionado
Outra dica útil. Não use o ar condicionado em excesso e abra as janelas de vez em quando. Todas as pessoas no carro vão agradecer o ar fresco que vai arrefecer os seus rostos acalorados. E se tiver de estacionar, escolha um parque com sombra e use um para-sol no para-brisas para ajudar o carro a manter-se mais fresco.
A pressa causa desperdícios
Diga adeus às pressas enquanto conduz, porque outra forma excelente de poupar combustível é evitar arranques e paragens súbitas. Também quer respeitar o limite de velocidade, por isso, sempre que possível, use a funcionalidade de cruise control do seu veículo. Sabia que conduzir a mais de 89 km/h reduz a eficácia do combustível em quase 15%?
Quantos mais, melhor
Alguma vez experimentou partilhar o carro? É uma excelente oportunidade para conhecer pessoas novas. Elas vão ficar gratas por as salvar de uma viagem num transporte público. E você vai ficar feliz por partilhar a sua playlist de “Efeitos sonoros do mar”. Quem sabe? Até podem gostar!